pioneira

Curitiba faz história ao eleger a primeira vereadora negra da cidade

Rafael Greca foi reeleito para Prefeitura de Curitiba. O segundo lugar ficou com Goura, do PDT

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Carol Dartora será a primeira vereadora negra da história da capital paranaense - Divulgação

A surpresa do resultado eleitoral deste dia 15 em Curitiba (PR) vem no pleito à Câmara Municipal. Com 95% das urnas apuradas, já é possível constatar que serão eleitos pelo menos três vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), após alguns anos com uma única parlamentar representando o partido no Legislativo.

Continua após publicidade

A nova bancada terá como integrante Carol Dartora, professora de História da rede pública de ensino e a primeira vereadora negra da história de Curitiba. Além dela, a Professora Josete foi reeleita para seu terceiro mandato e o jovem advogado Renato Freitas assumirá seu primeiro mandato como vereador.

Continua após publicidade

::Acompanhe a cobertura das Eleições 2020 do Brasil de Fato::

Continua após publicidade

Eleição esperada e surpresa no segundo lugar

Continua após publicidade

Todas as pesquisas de intenção de voto já apontavam ampla vantagem do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do Democratas (DEM). Na noite deste domingo (15), o Tribunal Superior Eleitoral confirmou o favoritismo do candidato, que se reelegeu com quase 60% dos votos válidos.

A surpresa foi a disputa do segundo lugar, entre o jovem candidato do PDT, o deputado estadual Goura, e o deputado Fernando Francischini (PSL), da base bolsonarista. Em todo o período eleitoral, ambos disputavam o segundo lugar, com expectativas de um segundo turno. Ao final, Goura, que já foi vereador e líder de oposição contra Greca, ampliou vantagem e acabou com 13,26% dos votos, enquanto Francischini ficou com 6%.

Goura agradeceu nas redes sociais aos mais de 100 mil votos e parabenizou o prefeito reeleito. “Agradeço todos os milhares de voluntários dessa campanha. Parabenizo o prefeito Rafael Greca e espero dele sensibilidade e empatia. Que acolha as críticas e propostas que todos os candidatos apresentaram”, disse.

Relembre: Como as eleições municipais influenciam a disputa política no âmbito nacional

A reeleição de Greca se dá na semana em que Curitiba teve um aumento significativo de casos de covid-19, e a promessa do prefeito é que não fará lockdown como medida de prevenção a novos casos. Também na última semana, as chuvas mais uma vez deixaram à mostra uma Curitiba que o prefeito deu pouca atenção: as regiões da periferia que ficam alagadas com as enchentes. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini