Eleições 2020

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 16 de novembro de 2020

Apoio de parte do Centrão a Bolsonaro fica em questão pelo resultado ruim que ele teve nesse 1° turno, diz pesquisadora

Ouça o áudio:

Apoio de alguns partidos do Centrão fica em dúvida porque ele está sem partido, e isso dificulta ainda mais sua situação, diz cientista política - Alan Santos/PR

No primeiro dia após o primeiro turno das eleições municipais, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe dois convidados para analisar os resultados e falar sobre as perspectivas para o segundo turno, que acontecerá no próximo 29 de novembro: a cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Maria Braga, e o deputado federal (PT-SP) e médico sanitarista, Alexandre Padilha. 

"O apoio de alguns partidos do Centrão a Bolsonaro hoje, fica em dúvida, dado esse resultado ruim para a família Bolsonaro (e ele está sem partido, então fica mais difícil). Então, a gente tem um equilíbrio maior das forças mais antigas do sistema partidário, conseguindo maior fôlego pra 2022", avalia a cientista política sobre os possíveis impactos dos resultados deste domingo (15), no cenário político brasileiro. 

Até a manhã desta segunda-feira (16), pelo menos três das principais lideranças do PT na capital paulista já haviam declarado apoio a Boulos, a começar pelo candidato do partido, Jilmar Tatto.

"Acabei de ligar para Guilherme Boulos, a quem tenho como um irmão mais novo. Desejei sorte e disse que ele pode contar comigo e com a nossa valente militância para virar o jogo em São Paulo", escreveu Tatto no fim da noite de ontem.

O ex-prefeito da capital Fernando Haddad, também convocou os eleitores petistas a votarem no candidato do PSOL. "Progressistas, ninguém arreda o pé de São Paulo até a vitória de Guilherme Boulos e a derrota dos tucanos. Vamos à luta", disse.

O apoio petista a Boulos ainda foi reforçado por Eduardo Suplicy. "Expresso meu integral apoio ao Guilherme Boulos e a Luiza Erundina neste segundo turno para a Prefeitura de São Paulo. Disponho-me a colaborar com toda minha energia para que venham a construir uma São Paulo fraterna, justa e solidária."

Pelo lado de Covas, nenhum apoio expresso foi confirmado até as primeiras horas desta segunda. Candidato na maior coligação da capital paulista, o prefeito de São Paulo já entrou na disputa com o suporte da bancada de diversos partidos, como MDB e DEM.

Apesar disso, como a maior parte dos candidatos ainda não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos, algumas coalizões podem ser montadas nos próximos dias - o 2º turno será no dia 29.
 

Confira todos os destaques e diversas análises sobre o primeiro turno das eleições municipais no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos