Brasil

Números reafirmam tendência de alta da covid-19 no país após primeiro turno eleitoral

Foram registrados 13.371 casos de infecção nas últimas 24h; média móvel dos últimos sete dias está em 28.776

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Brasil segue em linha ascendente, agora com 5.876.464 notificações de covid-19, segundo boletim do Conass - Denis LOVROVIC/AFP

Nesta segunda-feira (16), após o primeiro turno das Eleições 2020, período em que o país foi palco de mais movimentação e aglomeração nas ruas, as estatísticas da pandemia reafirmaram a tendência de alta no número de casos da covid-19.

O Brasil segue em linha ascendente, agora com 5.876.464 notificações, segundo o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A entidade acompanha diariamente os dados dos estados.

Foram registrados 13.371 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de registros nos últimos sete dias está em 28.776, resultado do comportamento ascendente da pandemia. Já em termos de óbitos, o Brasil registrou 216 em 24 horas. Com isso, os números mostram uma média móvel de 484 para a última semana em relação aos casos de morte.

O país apresenta atualmente uma taxa de letalidade de 2,8%, enquanto o índice de mortalidade é de 79 casos para cada 100 mil habitantes. A primeira calcula a proporção de mortos em relação ao total de infectados e a segunda corresponde a um percentual demográfico.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.  

Como ajudar quem precisa?

Nos diferentes cantos do país, há muitas formas de prestar solidariedade à população mais vulnerável neste momento de pandemia. Uma delas é a campanha “Vamos precisar de todo mundo”, coordenada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, no intuito de divulgar ações populares de cooperação. Veja mais detalhes aqui: https://todomundo.org/

Edição: Leandro Melito