Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

ELEIÇÕES 2020

Prefeito de Maricá se reelege com maior porcentagem de todo o estado do Rio

Fabiano Horta, do Partido dos Trabalhadores, acumulou 88,09% dos votos; votação é uma das maiores do país

16.nov.2020 às 15h14
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Políticas públicas da Prefeitura de Maricá foram destaque na revista internacional de política e economia "Boston Review" - Divulgação

Considerado um fenômeno nas urnas nas eleições de 2016 e agora, na reeleição deste domingo (15), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) levou a eleição em primeiro turno com a maior porcentagem de votos em todo o estado do Rio de Janeiro e um dos maiores índices em todo o Brasil. Horta conquistou 88,09% dos votos válidos (76.285 votos).

Leia mais: Conheça as políticas públicas de Maricá, no RJ

Por trás dos votos deste domingo, contudo, estão políticas públicas que vêm ganhando projeção internacional nos últimos anos. Maricá é uma das cidades pioneiras no Brasil na implementação de um auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19, tarifa zero no transporte municipal, possui uma moeda social local e crédito para micro e pequeno empresário, implementou um programa de renda básica universal e investe na agricultura familiar e orgânica.

Leia mais: Deputados e prefeitos do Rio organizam políticas locais de distribuição de renda

A prefeitura da cidade, que também fica na região metropolitana, foi inclusive reconhecida internacionalmente na revista de política e economia Boston Review por ter colocado em prática, em tempo recorde, um amplo programa de distribuição de renda, auxílio assistencial e liberação de microcrédito para pequenos comerciantes.


Políticas públicas da Prefeitura de Maricá foram destaque na revista internacional de política e economia "Boston Review"/ Yasuyoshi Chiba/AFP

Na formação geral da Câmara Municipal, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou, com 100% das urnas apuradas, que entre os 17 vereadores, três parlamentares serão do Partido dos Trabalhadores, outros três serão do PDT e mais três vereadores são filiados ao PCdoB, o que dá à gestão da prefeitura maioria no Legislativo local.

Leia também: “As pessoas não saem da crise sozinhas”, explica secretário sobre políticas de Maricá

Vizinhança

As políticas sociais de Maricá têm influência sobre as cidades vizinhas. Niterói, que foi uma das primeiras a disponibilizar o teste de covid-19 na gestão do prefeito Rodrigo Neves (PDT), dará continuidade a medidas progressistas, já que o partido continuará no comando do Executivo da cidade, com a eleição em primeiro turno de Axel Grael.

Outra cidade vizinha, São Gonçalo terá segundo turno entre os candidatos Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante). Gadelha obteve 31,36% dos votos válidos contra 22,82% de seu concorrente. Em entrevistas, o petista tem afirmado que também pretende criar uma moeda social local e seguir políticas que vêm dando certo em Maricá, que, segundo ele, é hoje a principal vitrine do Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil. 

Editado por: Eduardo Miranda
Tags: maricáriodejaneiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

crise no transporte

Frota de ônibus do Rio de Janeiro terá redução de 20% após corte de subsídio da prefeitura

Novas denúncias

Maduro pede ajuda do papa Leão 14 para resgatar 31 crianças venezuelanas que estão nos EUA

Benefícios

Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro

INVESTIGAÇÃO

CPI do Dmae: Depoente acusa ex-secretário estadual de chefiar esquema de corrupção 

Avanço tecnológico

Projeto que proíbe testes em animais para cosméticos avança para sanção presidencial

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.