primeiro capítulo

Qual o balanço do 1º turno das eleições? Fique sabendo no programa Bem Viver

Atraso na divulgação dos resultados e enfraquecimento do bolsonarismo são alguns dos destaques

Ouça o áudio:

Nesta ano o TSE centralizou a contagem dos votos, repassando os dados para as unidades do TRE - Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
Devido a pandemia, o segundo turno será o mais curto da história e acontecerá no dia 29 de novembro

O programa Bem Viver desta segunda-feira (16) faz um balanço nacional do primeiro turno das eleições municipais de 2020. Em 57 cidades brasileiras as eleições ainda não acabaram, incluindo a capital de São Paulo (SP), com a disputa entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). 

Continua após publicidade

Este primeiro turno foi marcado pelo enfraquecimento do bolsonarismo. Dos 13 candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro, 9 não se elegeram, 2 concorrerão no segundo turno e somente 2 foram eleitos. Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) estão entre os que mais cresceram na disputa entre as 100 maiores cidades brasileiras. 

:: Cobertura Eleições 2020 ::

A cidade de Macapá (AP) foi a única capital estadual que não teve eleições. A razão foi que o estado de calamidade na cidade continua devido a falta de energia elétrica. Já são duas semanas em que parte da população macapaense sofre com o desabastecimento. A falta de energia resulta também na escassez de água potável, alta nos preços dos alimentos e instabilidade na rede de internet. 

:: Dos 44 candidatos que disputarão o 2º turno nas capitais, 14 são negros ::

Ainda sobre a capital do Amapá, uma notícia que pode ameninzar a situação no local. Na última sexta-feira (13), a Justiça Federal determinou o pagamento de duas parcelas extras de auxílio emergencial para a população impactada pelo falta de energia. Pela decisão, as parcelas serão de R$ 600, cada uma, e o pagamento deve ocorrer em 10 dias. Caberá as empresas responsáveis pelo apagão ressarcir os cofres da União pelo pagamento das parcelas extras. 

Raio-x eleitoral: onde a esquerda cresceu, onde a direita liberal manteve hegemonia ::

No quadro a Covid-19 na semana, o médico da família e comunidade, Aristóteles Cardona, realiza um panorama da segunda onda do coronavírus no Brasil e no mundo. Além disso, a entrevista adentra a paralisação dos estudos com a coronavac no Brasil, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Quando a Anvisa determinou essa solicitação [suspensão dos testes com a coronavac], o órgão já sabia que aquela morte [caso de suicídio] não tinha nada a ver com a pesquisa", relatou o médico.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir