Pandemia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 17 de novembro de 2020

Internações em hospitais públicos e privados por covid-19 cresceram 18% na última semana em São Paulo

Ouça o áudio:

Ato da saúde por hospital de campanha na Zona Leste de São Paulo - junho de 2020 - Elineudo Meira

O governador de São Paulo, João Doria anunciou, na segunda-feira (16), o adiamento da reclassificação do Plano SP, que estava marcado para o início da semana e falou em manter cautela, após aumento de 18% nas internações por covid-19, na última semana.

O infectologista Gonzalo Vecina diz ao Jornal Brasil Atual que a disseminação do vírus foi facilitada pela desativação de 65% dos hospitais de campanha em todo o Brasil, e o afrouxamento das medidas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a reabertura de comércios e bares. 

O aumento de infectados causa preocupação entre especialistas e pesquisadores, tendo em vista a nova onda do vírus em países da Europa, entre eles, Itália, França e Alemanha.

Mesmo após esses países terem conseguido controlar a transmissão da covid-19, enfrentam agora uma segunda onda do coronavírus e estão retomando normas de restrição, toques de recolher e lockdowns.

A doutora Carolina Pastorin Castineira, coordenadora do Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia, avalia que o Brasil ainda se encontra na primeira onda de infectados pelo vírus. Segundo a médica, "só poderíamos falar em uma segunda onda, caso o país tivesse passado por uma queda exponencial de casos, o que não aconteceu".

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos