ELE NÃO

“Tarefa prioritária é derrotar o fascismo", justifica PT ao apoiar Sarto em Fortaleza

Sarto e Capitão Wagner disputam o 2º turno na eleição para a Prefeitura de Fortaleza

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Sarto foi o mais votado no primeiro turno - Divulgação

A corrida em busca de apoio para o 2º turno nas eleições municipais em Fortaleza já começou. José Sarto do PDT e Capitão Wagner do PROS buscam até o dia 29 de novembro conseguir o maior número de aliados entre os demais partidos e candidatos. Sarto finalizou o primeiro turno com 457.622 votos (35,72%). Já Capitão Wagner obteve 426.803 votos (33,32%).  

Hoje, o Partido dos Trabalhadores (PT) declarou apoio a Sarto. Em carta, o PT Fortaleza agradeceu os votos conquistados no 1º turno e reforçou a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para a cidade.

“Nesse sentido, a Executiva Municipal do PT Fortaleza orienta seus filiados e simpatizantes para a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para a nossa cidade, através do voto na candidatura do Partido Democrático Trabalhista, em apoio aos candidatos José Sarto e Elcio Batista neste 2º turno”, diz um trecho da carta. No primeiro turno, Luizianne Lins, candidata do PT, teve 227.470 votos, ficando em terceiro lugar.

::Influências de Lula, Ciro e Bolsonaro dão caráter nacional à disputa em Fortaleza::

Assim como o PT, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também declarou apoio a Sarto. Em carta de agradecimento divulgada nas redes sociais, um dos trechos fala justamente sobre “derrotar do candidato de Bolsonaro em Fortaleza”.

“Assim, ao tempo em que agradecemos aos candidatos, familiares, militantes e amigos que se empenharam com muita determinação nesta batalha do 1º turno, conclamamos a todos a não se dispersarem e cerrarem fileiras para derrotarmos Bolsonaro e seu candidato em Fortaleza”, trecho da carta conjunta das executivas municipal e estadual de apoio ao Sarto no 2º turno de Fortaleza. O candidato do partido foi Anízio, que reunião 2.264 votos.

Em suas redes sociais, o candidato à prefeitura de Fortaleza no primeiro turno, Heitor Ferrer, do Solidariedade, parabenizou Sarto e Capitão Wagner pela conquista do segundo turno, mas declarou neutralidade para as eleições que seguem. “Meu eleitor caracteriza-se por sua independência e seu discernimento. Ele segue sua consciência e seu juízo de valores. Ele é senhor do seu voto e sabe o que é melhor para a sua cidade. Em respeito a esse eleitor, não iremos aderir a nenhuma candidatura no segundo turno”, disse.

Até o momento, Capitão Wagner ainda não recebeu nenhum apoio declarado. Demais partidos e candidatos ainda não se manifestaram sobre apoios.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena e Rebeca Cavalcante