Educação

A dois meses das provas, materiais de apoio do Enem são disponibilizados pelo Inep

Exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (digital)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Quase 6 milhões se inscreveram para o Enem 2020 - Arquivo/Agência Brasil

A dois meses da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital), os conteúdos de apoio foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Acesse o material.

::Saiba mais: Ao manter Enem, governo não considera estudantes pobres, diz vice-presidenta da UNE::

Continua após publicidade

No material, há dicas sobre estrutura do texto, explicações sobre a correção, critérios usados na distribuição dos pontos e exemplos de redações nota 1000. Os participantes também podem conferir o manual de correção — uma novidade para o Enem 2020.

Continua após publicidade

Segundo o Ministério da Educação, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.783.357 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital.

Continua após publicidade

Libras

Por meio da Plataforma Videoprova em Libras ainda é possível acessar todas as questões das provas passadas em Língua Brasileira de Sinais. A Cartilha do Participante, com orientações sobre a redação, também possui uma versão direcionada à comunidade surda que tem Libras como primeira língua.

Os participantes podem acessar o material pelo canal do Inep no YouTube. Ao todo, 52.598 pessoas solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado para o Enem 2020. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva.

Continua após publicidade

O exame

Continua após publicidade

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Edição: Rebeca Cavalcante