AFROFEMINISMO

II Festival Afro Político acontece nos dias 17, 21 e 22 na Paraíba

Evento celebra os 05 anos da Marcha das Mulheres Negras, contra o racismo, a violência e pelo bem viver

No audio source provided.
Reprodução | Crédito: Card

O II Festival Afro Político acontece nos dias 17, 21 e 22 em celebração aos cinco anos da Marcha das Mulheres Negras, contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

Segundo a organização, a proposta é chamar a atenção para os efeitos das discriminações de gênero e raça no contexto da pandemia e evidenciar as narrativas subversivas negras de memória e denúncia, afirmando que “nossos passos vêm de longe” e que “Eu sou porque nós Somos” (UBUNTU).

“Cumpre dizer que a situação de pandemia do Coronavírus nos leva a ressignificar nossa ação, mas não nos paralisa… Continuamos em Marcha!”


Marcha das Mulheres Negras na Paraíba – Reprodução / Foto 

Terlúcia Silva, da Bamidelê (Organização de Mulheres Negras na Paraíba)  afirma a importância do evento para a organização política das mulheres negras: “O Festival nasce para celebrar cinco ano da Marcha. O festival é uma ação do movimento de Mulheres Negras na paraíba que traz à tona o quão importante foi o processo da marcha para a organização política das mulheres negras.  Em cada lugar do Brasil tivemos impactos interessante, produção acadêmica sobre a marcha, surgimento de muitos grupos, organizações e coletivas aqui na Paraíba; temos  a Abayomi nesse contexto. O movimento de mulheres negras inicia aqui enquanto movimento no contexto da Marcha, então o festival tem um significado política e afetivo muito importante” define ela.

Programação – II FESTIVAL AFROFEMINISTA

17/11- 19h
– Escrevivēncias 👆🏾

21/11
– Xirē (festa)- live show com transmissão ao vivo – 16:30 –  Cheirimbom
Participação: 
– Ocupação 6969 efemmé Acarjow,
– Mari Miguel
-:MeBiah
– Jany Santos e Zé Reinaldo
– Gláucia e Manu Lima
– Coco da Oxum

22/11- 16h
– Feira Preta online – (- Instagram)- 
– participação: 8 artesãs/os.
– intermediação: atriz  Fernanda Ferreira.
Organização: ativista Fátima Sousa.
Curadora- arte-educadora Marli Soares.
– obs: haverá sorteios de artesanato com os telespectadores que ficarem até o final da live.

Editado por: Maria Franco

|

Newsletter