Capitalismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de novembro de 2020

Encontro Economia de Francisco promove debate entre jovens de todo o mundo sobre alternativas ao modelo econômico atual

Ouça o áudio:

Evento Economia de Francisco abordará temas como: trabalho e cuidado; agricultura e justiça; energia e pobreza; CO2 da desigualdade; economia e mulher; entre outros - NELSON ALMEIDA / AFP

O evento Economia de Francisco é um encontro que visa debater a construção de modelos alternativos para a economia global. A atividade, que começa nesta quinta-feira (19) e vai até o sábado (21), contará com a participação do papa Francisco, jovens economistas e personalidades de diversos países.

O encontro tem o objetivo de debater um modelo econômico mais justo, inclusivo e sustentável, e portanto, questiona a economia hegemônica atual. Ao todo, serão cerca de dois mil economistas e empreendedores com menos de 35 anos, de 115 países. O Brasil terá 30 representantes no encontro, que será realizado de maneira virtual, com transmissão online.

Para falar sobre o evento, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe Isabel Gnaccarini, jornalista e integrante da equipe de apoio em comunicação dos jovens economistas que participam do encontro. "A ideia do encontro é de 'realmar' a economia, isso significa que o papa crítica o modelo econômico excludente, que não é pela vida", explica Gnaccarini. A entrevista começa a partir do minuto 29 do jornal.

O jornal também traz reportagem sobre o Dia Global de Ação contra o assédio nas redes do Fast Food, celebrado na terça-feira (17). Desde a semana passada estão sendo realizadas mobilizações em lojas McDonald's em São Paulo, Bragança Paulista e Florianópolis, para orientar os trabalhadores sobre a importância de denunciar casos de racismo e assédio sexual nas empresas do setor de fast-food.

Nesta terça-feira, trabalhadores e sindicatos de cidades brasileiras e de várias partes do mundo protestaram contra essa situação. Por conta da pandemia, a maioria dos protestos foram feitos de forma virtual, através das redes sociais.

Confira todos os detalhes e a entrevista completa no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos