Eleições 2020

Adesão à campanha de Boulos cresce com Rede e PSB; Covas flerta com extrema-direita

Para Marina Silva, "desafios de hoje devem estar presentes em todo ato de quem se sente responsável pela democracia"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Prefeito e candidato a reeleição pelo PSDB, Bruno Covas, e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, disputam segundo turno da eleição municipal em São Paulo - Divulgação

Com a proximidade do dia votação, cresce a adesão à campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. Na última quarta-feira (19), a Rede declarou apoio ao candidato pessolista e o PSB o fará nesta quinta-feira (19).

PT, PCdoB e PSTU já haviam manifestado apoio à candidatura de Boulos. Agora, o PSB e o PDT, que construíram uma das chapas derrotadas nas urnas, formada por Márcio França e Antônio Neto, se somam à fila de apoios que o pessolista recebeu para enfrentar o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), dando corpo a uma candidatura que abraça toda a centro-esquerda.

Nas rede sociais, a ex-senadora Marina Silva foi responsável por anunciar o apoio da Rede. “Os desafios nacionais de hoje devem estar presentes em todo ato de quem se sente responsável pela democracia, diante de uma conjuntura muito adversa, que nos leva à necessidade de crescer, amadurecer e dar as mãos, desde o menor município até a gigante São Paulo.”

Entre as figuras públicas que manifestaram apoio ao Boulos estão Caetano Veloso, Chico Buarque, Monica Iozzi, Camila Pitanga e o jurista Silvio de Almeida, que se manifestou também pelo Twitter.

“Não ser fascista não é qualidade; é pré-requisito. Antifascismo é condição ativa e requer, mais do que palavras, a luta constante contra as condições socieconômicas que alimentam o fascismo. Por isso, apoio Guilherme Boulos e Luiza Erundina.”

Covas

Na outra ponta da disputa São Paulo, a candidatura de Covas para o segundo turno começa a ganhar contorno com os apoios da extrema-direita, como os de Celso Russomanno e seu partido, o Republicanos, além do Pros.

As legendas do chamado centrão também estão na campanha do tucano, como PSD, Cidadania, PV, MDB, DEM, PP, PL e Solidariedade.

Leia também: "Nova Arena" ocupa espaço que PSDB perdeu ao se aliar à extrema direita, diz analista

Covas recebeu o apoio de um grupo coordenado por Alê Yousseff, ex-secretário de Cultura de São Paulo, que mantém entre seus signatários a cantora Fafá de Belém, o fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e o maestro Roberto Minczuk.

Pesquisa do segundo turno

Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo de intenções de voto na disputa para a prefeitura de São Paulo divulgada na última terça-feira (18) mostra o candidato Guilherme Boulos a 12 pontos percentuais de Bruno Covas, que lidera a corrida.

O tucano, candidato à reeleição, aparece com 47% da preferência do eleitorado. Boulos está com 35%. O levantamento mostrou ainda 4% de indecisos e 14% que declararam votar nulo ou em branco.

Se fossem considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a contagem é de 58% para Covas, contra 42% para Boulos.

Nesse caso a diferença sobre para 16 pontos percentuais. O Ibope aponta ainda que 78% dos entrevistados afirma ser sua decisão definitiva, contra 21% que responderam ainda poder mudar o voto. Não souberam ou não responderam a essa questão 1% dos ouvidos.

Edição: Leandro Melito