Rio Grande do Sul

Coluna

Cuba x bloqueio, a oposição mundial ao bloqueio

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cuba se destaca por seu desenvolvimento cultural, o pleno acesso da população à arte, a preservação e a defesa da sua cultura e o enriquecimento dos valores espirituais - Unsplash
Apoiar o Nobel da Paz às Brigadas Médicas Cubanas “Henry Reeve” é exigir o fim do bloqueio a Cuba

A oposição nos Estados Unidos à política de bloqueio econômico, comercial, financeiro e midiático a Cuba tem gerado uma grande rejeição de diversos setores da sociedade estadunidense, de personalidades e organizações do país. Representantes dos setores agrícola, cultural, acadêmico e empresarial não só exigiram o fim das sanções contra Cuba, mas também participaram de várias ações importantes junto ao Executivo e Legislativo estadunidense para o fim dessa política.

Apesar do quebra-cabeça de medidas formuladas pelo governo dos EUA para prejudicar o desenvolvimento econômico e social do povo cubano, muitos cidadãos estadunidenses têm feito grandes esforços para a melhora das relações bilaterais.

Inúmeros pedidos foram feitos ao presidente dos EUA para usar seus poderes executivos para levantar o bloqueio no contexto da pandemia da covid-19.

Em abril de 2019, Collin Laverty e James Williams, presidentes das Organizações Cuba Educational Travel e Engage Cuba, respectivamente, publicaram declarações contra o bloqueio e no mesmo dia em que novas medidas contra Cuba foram anunciadas pelo Departamento de Estado estadunidense em 17 daquele mês.  Em 23, o Escritório de Relações Governamentais da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, também manifestou sua preocupação com as medidas tomadas pelo governo Trump na ativação dos Capítulos III e IV da Lei Helms-Burton, a limitação do valor das remessas e a imposição de novas restrições a viagens.

Em 10 de outubro do mesmo ano, a empresa de navegação COSCO, com sede em um país asiático, suspendeu todos os embarques para Cuba, alegando que a causa eram as restrições do bloqueio. Este fato teve um grave impacto econômico para a empresa MEDICUBA, que tinha contratado um grande número de contentores e que se viu obrigada a procurar outras alternativas com custos mais altos.

Com a ampliação da política de bloqueio promovida pelo governo estadunidense, a vida para o povo cubano tem ficado cada vez mais difícil, representando uma ameaça aos interesses e direitos soberanos de Cuba e de sua população. Por isso, apoiar a indicação das Brigadas Médicas Cubanas “Henry Reeve” é exigir o FIM DO BLOQUEIO a Cuba e afirmar com muita força que estes são tempos de cooperação e solidariedade, não de sanções e bloqueios.

Assine a petição e apoio a indicação dos médicos e médicas cubanas ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Entre na página www.brigadasmedcuba.com e apoie a solidariedade e o fim do criminoso bloqueio a Cuba.

Edição: Katia Marko