Disputa

Ibope: Covas tem 47% e Boulos, 35% das intenções de voto no 2º turno em São Paulo

Doze pontos separam Boulos de Covas no segundo turno; em simulação antes do primeiro turno, diferença era de 27 pontos

|
Prefeito e candidato a reeleição pelo PSDB, Bruno Covas, e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, disputam segundo turno da eleição municipal em São Paulo - Divulgação

Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo de intenções de voto na disputa para a prefeitura de São Paulo divulgada nesta terça-feira (18) mostra o candidato Guilherme Boulos (PSOL) a 12 pontos percentuais de Bruno Covas (PSDB), que lidera a corrida.

O tucano, candidato à reeleição, aparece com 47% da preferência do eleitorado. Boulos está com 35%. O levantamento mostrou ainda 4% de indecisos e 14% que declararam votar nulo ou em branco.

Leia tambémNo 1º debate em Porto Alegre, Manuela e Melo evidenciam diferenças políticas

Se fossem considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a contagem é de 58% para Covas, contra 42% para Boulos. Nesse caso a diferença sobre para 16 pontos percentuais. O Ibope aponta ainda que 78% dos entrevistados afirma ser sua decisão definitiva, contra 21% que responderam ainda poder mudar o voto. Não souberam ou não responderam a essa questão 1% dos ouvidos.

Leia também: Diário de um derretimento: repórter conta como foi cobrir campanha de Russomanno

Isso equivale a dizer que um em cada cinco eleitores afirma ainda poder mudar a opção de voto, enquanto os demais pretendem manter sua decisão.

Antes da votação para o primeiro turno, cenários testados por Ibope e também pelo Datafolha apontavam que, num segundo turno disputado pelos dois candidatos para a prefeitura de São Paulo, Covas seria eleito por 23 pontos de diferença: 53% a 26% respectivamente.

Outra pesquisa divulgada hoje, pela XP-Ipespe, apontava distância maior entre os candidatos: 16 pontos percentuais.

pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro e foram entrevistados 1.001 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo SP-05645/2020.

O Ibope informou que a equipe de pesquisadores usou equipamentos de proteção para minimizar o risco de contaminação pelo coronavírus.