Rio de Janeiro

Segundo turno

Ibope: Paes soma 53% das intenções de voto contra 23% de Crivella no Rio

Neste levantamento, Crivella apresenta quase as mesmas intenções de votos destinadas a brancos e nulos, que somaram 21%

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Paes Crivella prefeitura
Quando são levados em conta apenas os votos válidos, o percentual de Paes vai para 69% e Crivella passa a 31% - Reprodução e Agência Brasil

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada na noite da última quarta-feira (18) mostra o cenário que vem se desenhando no Rio de Janeiro no segundo turno das eleições. O levantamento aponta o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) com 53% das intenções de voto dos cariocas, enquanto o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) figura com 23%. 

Leia também: Primeira pesquisa do segundo turno aponta Paes disparado com 71% e Crivella com 29%

Ainda segundo o Ibope, Crivella apresenta neste levantamento quase as mesmas intenções de votos destinadas a brancos e nulos, que somaram 21%.

Quando são levados em conta apenas os votos válidos, o percentual de Paes vai para 69% e Crivella passa a 31%.O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Rejeição

Outra pesquisa do Ibope divulgada na manhã desta quinta-feira (19)  mostra os percentuais de avaliação das administrações do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, do governador em exercício do Estado do Rio, Cláudio Castro (PSC) e do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia mais: Quem é Benny Briolly, primeira vereadora trans eleita em Niterói (RJ)?

Nela, Crivella soma 71% de desaprovação e só 23% de aprovação dos cariocas.

Já o seu apoiador, presidente Bolsonaro soma 43% de avaliação ruim ou péssima e 34% de ótimo ou bom.

Na pesquisa, o governador em exercício, Cláudio Castro, obteve apenas 8% de avaliação ótimo ou bom e 33% de ruim ou péssimo.

Edição: Mariana Pitasse