VIDAS EM RISCO

Programa Bem Viver alerta para a baixa nos estoques de sangue durante a pandemia

Hemocentros brasileiros enfrentam crise de abastecimento histórica, que leva ao cancelamento de cirurgias agendadas

Ouça o áudio:

Banco de sangue do Hemocentro de Brasília - Rodrigo Nunes / MS
Os hemocentros de todo o país adotaram medidas sanitárias para evitar contaminação por covid-19

A edição do programa Bem Viver desta quinta-feira (19) destaca situação crítica dos bancos de sangue do país. Com a pandemia, o número de doadores diminuiu, afetando drasticamente os estoques dos hemocentros brasileiros.

De acordo com Rodolfo Firmino, coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a situação é mais emergente em estados superpopulosos como São Paulo e Rio de Janeiro. Firmino frisa que "estão sendo tomadas ações de higienização em todos estados brasileiros, incluindo o agendamento da doação" para evitar infecções pelo novo coronavírus. 

:: Artigo | A criminalização do aborto mata mulheres negras todos os dias ::

Ainda na pauta de saúde pública, a Argentina deu mais um passo rumo à legalização do aborto. Nesta semana, o presidente Alberto Fernández (Partido Justicialista) encaminhou um projeto de lei para avaliação e votação no Congresso, cujo texto é inspirado na proposta da Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Livre. Desta vez, de maneira inédita, a proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo. 

:: Quantidade de pessoas diagnosticadas com diabetes aumenta durante pandemia ::

No quadro Alimento é Saúde, o assunto é queijo falso. Isso mesmo, um queijo que não é queijo. É na verdade um "produto lácteo fundido". Trata-se de um alimento ultraprocessado, pouco nutritivo e repleto de ingredientes químicos que fazem mal à nossa saúde. A nutricionista Fernanda Rech Rodrigues explica que, apesar de ser pouco conhecida pela população em geral, essa mistura já é bastante utilizada para substituir os mais diversos tipos de queijos.

:: Candidaturas indígenas crescem 88% em 2020: "Não queremos ninguém falando por nós" ::

Esta edição ainda conta com uma entrevista com Alessandra Korap, liderança indígena que luta pelos direitos dos povos da floresta, em especial da sua etnia, os Munduruku. Ao falar de sua trajetória de luta, Alessandra conta que sua aldeia praticamente ficou dentro da cidade. "Todos os momentos que a gente tinha, de colher uma fruta, pescar, tirar uma raiz, foram retirados de nós. Minha aldeia cada vez foi oprimida, e o espaço ficando mais pequeno."


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Geisa Marques