OUÇA E ASSISTA

Bolsonarismo, centrão e esquerda no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Uma receita bem tradicional: e que no fim - todos sabemos - pode levar o país à indigestão

Nesta edição do Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna analisa o resultado das eleições municipais, marcadas por "uma receita bem tradicional: e que no fim – todos sabemos – pode levar o país à indigestão".

No quadro Receita da Semana, o apresentador pontua: "O velho centrão, com algumas siglas novas misturadas aos tradicionais partidos de direita, conquista muitas cidades Brasil afora. A eleição municipal marca também a decadência do bolsonarismo radical. Na esquerda, novos temperos no prato".

Saiba mais: Raio-x eleitoral: onde a esquerda cresceu, onde a direita liberal manteve hegemonia

Vianna comenta também o avanço na votação de transexuais, mulheres negras, indígenas e quilombolas, que mostrou a força da representatividade nas urnas. Ao mesmo tempo, as notícias, no mês da consciência negra, são de violência, racismo e machismo contra João Alberto Silveira Freitas, a vereadora Ana Lúcia Martins (PT) e a candidata à prefeitura de Curralinhos (PA), Leila Arruda (PT).

Sete vezes em que o Carrefour atuou com descaso e violência

Não faltaram também as pesquisas para o 2º turno em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (PE), além de ingredientes que podem apimentar tanto a disputa eleitoral quanto a crise econômica e política brasileira, como a segunda onda de covid-19 e a corrida pela vacina.

Nesse cenário, Crivella e os neopentecostais de extrema direita foram para Panela de Pressão.

Já o Cafezinho foi para a jogadora de vôlei Carol Solberg e "para todos que protestam contra esse governo". A atleta foi absolvida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter gritado "Fora, Bolsonaro" durante entrevista ao vivo na primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Veja também: “Neutralidade deve ser uma opção e não uma imposição ao atleta”, diz Carol Solberg

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. A Grande São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts, e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Rodrigo Chagas