ACONTECE AGORA

Dia da Beleza Indígena é comemorado em evento virtual neste sábado (21)

Iniciativa é da tribo indígena do Jaraguá e visa trazer visibilidade para a cultura e resistência da comunidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Imagem da edição do evento realizada no ano passado; medidas de prevenção foram tomadas para evitar a aglomeração em meio à pandemia - Foto: Luca Meola/Reprodução Mídia Ninja

Ao longo da tarde deste sábado (21), a tribo indígena do Jaraguá realiza uma transmissão ao vivo por mais de 4 horas em razão do Dia da Beleza Indígena, evento anual organizado em parceria com profissionais de saúde e apoiadores do setor audiovisual.

O objetivo da iniciativa, que ocorre virtualmente este ano devido a pandemia do novo coronavírus, é trazer visibilidade para a beleza cultural e para a luta das comunidades indígenas, em especial a do Jaraguá.

"A resistência da mulher indígena" é a temática principal do evento, que transmite desfiles de modelos indígenas de cada aldeia, com as vestimentas e ornamentos tradicionais, e conta também com a apresentação do Coral Guarani do Ceci e Coral Guarani da Tekoa Ytu. 

:: Povo Guarani impede ação de construtora que quer fazer 5 prédios no Pico do Jaraguá :: 

Além de apresentações musicais, haverá também a exibição de um vídeo mostrando o dia a dia na aldeia Tekoa Itaendy, assim como falas públicas de mulheres indígenas. 

Confira ao vivo:

Adaptações

Diferente dos anos anteriores, para evitar aglomeração, cada uma das cinco aldeias da tribo indígena do Jaraguá (Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Itakupé, Tekoa Itawera e Tekoa Yvy Porã) terá seu próprio desfile. 

Cada aldeia tem uma equipe responsável pela captação da imagem e do som para a transmissão pelo Youtube e pelo Facebook.

:: Indígenas entram em acordo para desocupar terreno ao lado de aldeia Jaraguá Guarani :: 

As comemorações do Dia da Beleza Indígena surgiram a primeira vez em 2013 quando o evento foi criado pelos indígenas em coautoria com ativistas ambientais.

A organização das atividades reforçam que o evento é independente e divulgado pela própria comunidade.  Por ocorrer em período eleitoral, não conta com apoio da Prefeitura e de outros organismos como a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o que aconteceu em edições anteriores.

Edição: Rodrigo Chagas