Campanha ilegal

Crivella distribui panfletos com fake news sobre Paes, PSOL e "kit gay" em campanha

Folheto entregue em várias localidades da cidade também associa adversárioà liberação das drogas e liberação do aborto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Crivella
Inscrição informa que 1,5 milhão de panfletos com fake news foram impressos e estão sendo distribuídos no Rio - Reprodução

Setores ligados à campanha do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), distribuíram no fim de semana panfletos em que o adversário, Eduardo Paes (DEM), é associado à legalização do aborto, liberação das drogas e "kit gay" nas escolas.

Em 1,5 milhão de panfletos, informação que consta no impresso, estão os rostos de Paes e do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) em contraposição à imagem de Crivella e sua vice, Andréa Firmo (Republicanos).

Nas redes sociais, Paes publicou um vídeo chamando Crivella de "pai da mentira".

"O PSOL, assim como vários outros partidos de direita, de esquerda, de centro, de baixo, de cima, já que o Crivella é tão ruim, recomendaram seus filiados a votarem para tirar o Crivella, o pior prefeito da história do Rio", disse o candidato do DEM.

Leia mais: Ibope: Paes soma 53% das intenções de voto contra 23% de Crivella no Rio

O candidato também afirmou que o PSOL não vai ter qualquer participação em um governo seu. "Nem eles pediram, nem eu ofereci. Aliás, eles já afirmaram que vão fazer oposição a mim na Câmara dos Vereadores", disse.

O deputado Marcelo Freixo também denunciou um vídeo que está circulando, no qual um homem é abordado por estar distribuindo os panfletos.

"Esse no vídeo é Márcio Giglio, administrador regional da Ilha do Governador. Ele é funcionário do Crivella e estava distribuindo panfletos com fake news. Isso é crime e foi pego no flagra. Vamos processar!", escreveu o parlamentar do PSOL.

Leia também: Resultado das eleições reorganiza composição da Câmara Municipal do Rio

Vereador mais votado do Rio, Tarcísio Motta (PSOL) também comentou nas redes um vídeo divulgado na semana passada em que Crivella, ao lado do deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC), afirma que o PSOL vai assumir a Secretaria municipal de Educação na gestão de Paes e vai implementar a "pedofilia nas escolas".

"Quem negocia apoio político, distribui cargos, se vende para se salvar do impeachment é o Crivella. Fizemos oposição a Cabral, a Paes e, por princípio, não fazemos essas coisas", disse Motta.

Ele também critica a tentativa de Crivella vincular o PSOL à pedofilia. "Já entramos na Justiça e ele vai se retratar publicamente. Ele quer que você não saiba que os problemas reais das escolas são elas estarem caindo aos pedaços, com merenda de péssima qualidade, contratos obscuros. Crivella usa pânico moral, manipula a fé do povo no desespero de quem vai perder a eleição".

Resposta

O Brasil de Fato entrou em contato com a campanha do candidato à reeleição e prefeito Marcelo Crivella. A assessoria confirmou a origem do panfleto e disse que "não é fake news, uma vez que não há nenhuma afirmação sobre ter o kit gay nas escolas, e sim que o aliado de Eduardo Paes é a favor. Vale lembrar que existe, inclusive, uma ação a ser julgada pelo STF  sobre a ideologia de gênero nas escolas", afirmou.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda