saúde do coração

Síndrome do Coração Partido? Saiba mais sobre a doença no Programa Bem Viver

Enfermeira Sofia Barbosa fala sobre a condição que afeta o ventrículo esquerdo de forma súbita

Ouça o áudio:

Condição é provocada pela grande quantidade de adrenalina e outros hormônios do estresse, que estreitam as artérias que irrigam o coração. - Myriams-Fotos por Pixabay
A Síndrome do Coração partido pode ser confundida com um infarto

Na edição desta segunda-feira (23), o Bem Viver explica o que é a Síndrome do Coração, que também é conhecida como Cardiomiopatia induzida por estresse. A condição causa sintomas parecidos com um infarto e pode acometer pessoas que passaram por situação de grande estresse ou emoções muito fortes.

A edição de hoje também destaca o trabalho dos moradores do Assentamento Marielle Vive, em Valinhos (SP), que cultivam uma horta agroecológica, de 1000 metros quadrados, e que tem o formato de uma mandala. 

:: Mais de mil candidaturas do país já assinaram compromisso com a agroecologia ::

E falando em iniciativas que contribuem com toda a sociedade, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Estado, lançou o sistema Maria da Penha virtual. A ideia é que a mulher, que sofre ou sofreu algum tipo de violência, possa denunciar o ato diretamente para o juiz, por meio da internet.

Você também confere as últimas atualizações sobre o problema no fornecimento de energia elétrica no Amapá e também, sobre a pandemia do coronavírus em todo o país. 

:: Penúltimo ciclo de pagamentos do auxílio emergencial começou neste domingo (22) ::

E no Mosaico Cultural dessa semana, você conhece um pouco mais sobre a vida e a obra de Itamar Assumpção, músico conhecido pela sua liderança no movimento da Vanguarda Paulista. A repórter do Brasil de Fato, Adrielly Marcelino fala sobre o museu dedicado à negritude e genialidade do "Nego Dito". 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Michele Carvalho