Sagrado

Ancestralidade: povo Tremembé (CE) produz óleo com propriedades terapêuticas

Conhecimento sobre os benefícios do batiputá e o modo de extração do óleo é passado de geração em geração

Ouça o áudio:

Óleo de batiputá considerado como sagrado pelo povo Tremembé da Barra do Mundaú - Divulgação / Tremembé da Barra do Mundaú
Além de alimentar, o óleo de batiputá também pode curar

É na terra sagrada do povo Tremembé, também conhecida como Barra do Mundaú, localizada na cidade de Itapipoca, no Ceará, que nasce o batiputá, árvore de pequeno porte e flores amarelas.

E é do fruto desse arbusto que os Tremembé da região extraem um óleo de sabor marcante, que está presente em vários momentos no dia a dia da etnia, no preparo das refeições e no cuidado com a saúde de todos e todas.

:: Alimentos da estação são melhores para a saúde, o meio ambiente e o bolso ::

Mateus Tremembé explica que o seu povo produz o óleo de batiputá há mais de 300 anos, de forma artesanal pelos membros mais velhos da comunidade.

Continua após publicidade

“O processo de extração desse óleo leva praticamente um dia, da colheita, a separação dos frutos, a maceração no pilão de madeira, após é colocado no fogo para fazer a separação. É um processo bem demorado, mas que traz todos os elementos deixados pelos nossos mais velhos”, ressalta. 

O óleo de batiputá pode ser utilizado das mais diversas formas na cozinha. Seja na hora de dourar o alho e a cebola para refogar arroz, feijão, verduras e legumes, temperar saladas e fritar peixes.

:: Tradição dos sabores: os segredos da panela de barro ::

Além do saber marcante, o produto do povo Tremembé também traz mais saúde para quem consome. 

“O óleo do batiputá ele é especial, porque quando você prepara um alimento com ele, você fica sem aquela sensação de estar cheio demais, você não sente a gastrite, que geralmente, os óleos industrializados fazem que você sinta, você não sente aquele travo na garganta”, conta Mateus.

Detentores de uma sabedoria milenar, que conhece cada planta, árvore e fruto de suas sagradas terras, os Tremembé sabem bem que o óleo de batiputá vai além da cozinha, adentra o território da espiritualidade e do poder da natureza.

:: Você conhece a cajuína cristalina de Teresina (PI) cantada por Caetano Veloso? ::

Seja para tratar um ferimento ou inchaço em qualquer região do corpo, aplicando o produto diretamente na pele, ou para curar uma garganta inflamada, a qualquer sinal de doença ou mal estar, os indígenas recorrem à sua preparação, considerada por eles, como milagrosa.

“Geralmente, a gente usa no final da tarde ou no amanhecer, pegando essas energias que a gente acredita que é importante para nos defender, para nos livrar dessas doenças que, às vezes, aparece no nosso corpo”, esclarece.

Por conta do desmatamento que atinge a região da Terra Indígena dos Tremembé, eles não conseguem produzir o óleo de batiputá em grandes quantidades para comercialização. Mateus conta que a venda do produto é feita apenas durante as festas tradicionais do seu povo.

:: Destaque no Masterchef, arroz de cuxá maranhense tem raízes africanas ::

“A Festa do Murici e do Batiputá, da Festa de Iemanjá, da Festa da Farinhada, que às vezes alguns parentes de fora e chega a comprar esse óleo, mas para usar como medicina, como alimento a gente não chega a vender em grande quantidade, porque a gente não quer ficar sem o óleo, mas a gente comercializa dentro do próprio território”.

Mateus não conhece nenhuma outra iniciativa de produção artesanal do óleo de batiputá. Mas, ele traz um alento para quem ficou interessado em conhecer e aproveitar as propriedades nutritivas e terapêuticas do produto.

Basta entrar em contato com a etnia, por meio da sua página no Instagran, o endereço é @tremembedabarra. 

Edição: Daniel Lamir e Douglas Matos