AÇÃO POPULAR

Bem Viver apresenta campanha para construção de bibliotecas populares em Pernambuco

A iniciativa faz parte da Campanha Mãos Solidárias na Região Metropolitana do Recife

Ouça o áudio:

biblioteca popular recife
A iniciativa tem o objetivo de levar acesso à informação em locais da periferia onde o poder público ainda não chegou - Daniel Lamir
A ação sugere o envolvimento da comunidade na construção de novas bibliotecas

O programa Bem Viver desta terça-feira (24) destaca a mobilização popular que pretende construir novas bibliotecas nas periferias da Região Metropolitana do Recife. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Campanha  Mãos Solidárias e a Rede Nacional de Bibliotecas Populares, com moradores de bairros populares. Os espaços são mantidos pela sociedade civil, para ampliar o acesso da população à informação, cultura e literatura. 

A ideia de construir as bibliotecas nasce da atuação dos Agentes Populares de Saúde da região. O mobilizador da rede, Paulo Henrique, explique que "essa ideia surgiu a partir da construção das brigadas de solidariedade por meio dos agentes e das agentes populares de saúde". 

:: No Nordeste, sete das nove capitais vão decidir os seus prefeitos no segundo turno ::

O aumento de óbitos por covid-19 na última semana no Estado do Rio de Janeiro também está em pauta. A média móvel de mortes por coronavírus no estado carioca subiu mais de 80% nos últimos dias. No último dia 14, a média registrava 54 mortes diárias e agora o número é de 98 mortes diárias. O cálculo é realizado pelo projeto Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz.

:: Negros morrem mais que brancos por covid-19 no Rio, aponta pesquisa da Fiocruz ::

O Bem Viver acompanha também os problemas com a crise energética no Amapá. O Brasil de Fato conversou com o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, Kliguer Campos, para compreender melhor quais as consequências que a situação acarretou para a saúde dos cidadãos. 

:: De onde tirar dinheiro para financiar um programa de renda básica? ::

No quadro Comida de Verdade, a cozinheira Leticia Massula ensina uma salada em homenagem ao sertão, feita com batata doce e arroz vermelho - também conhecido como o arroz do sertão. Você sabia que esse arroz, o vermelho, já foi proscrito? Isso mesmo, durante o período colonial do Brasil, a coroa proibiu este alimento com o objetivo de popularizar o consumo do arroz branco no país. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir