Sem perigo

Curitiba tem primeiros casos de cães confirmados com covid-19 no país

Apesar do diagnóstico, os cães não transmitem a doença para humanos

|

Ouça o áudio:

Cães são mais resistentes ao coronavírus que gatos - Marcelo Horn/ GERJ - Fotos Públicas

No Brasil, dois cães, em Curitiba (PR), foram identificados com o novo coronavírus. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirmou que estes são os primeiros casos identificados no Brasil.

O diagnóstico da UFPR faz parte de um estudo que está testando cães e gatos nas capitais Curitiba, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT).

:: O afeto entre cães e moradores de rua em documentário ::

Nos dois casos, os tutores dos animais já estavam infectados com o vírus Sars Cov 2 e os animais dormiam na mesma cama em que os donos. Segundo o coordenador da pesquisa, Alexander Biondo, cães e gatos são resistentes ao vírus e não transmitem a doença para serem humanos.

"Cães e gatos são considerados resistentes ao vírus Sars Cov 2, ao contrário de outras espécies animais, como, por exemplo, os visons e os hamsters que são muito sensíveis ao vírus, podem desenvolver a doença e retransmiti-la às pessoas. No caso de cães, eles são mais resistentes que os gatos e apesar de termos feito a detecção em dois deles, não são considerados transmissores", explica.    

Na verdade, a hipótese é de que os tutores, que tinham alta carga viral do coronavírus, é que transmitiram a doença para os animais.

:: Nova lei endurece pena por maus-tratos a cães e gatos ::

Alguns estudos mostram que gatos podem transmitir o vírus para outros gatos. Essa informação não está disponível para cães.

Também não existe registro de cães e gatos que tenham desenvolvido a doença provocada pelo Sars Cov 2, a covid-19. Alguns podem até apresentar alguns sintomas, como secreção nasal.

Estes são os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus em cães identificados no Brasil. A presença do novo coronavírus já foi confirmada também em pelo menos uma gata, em Cuiabá, Mato Grosso.