Eleições 2020

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 24 de novembro de 2020

É fake news e má fé dizer que fecharemos creches, diz membro do grupo de trabalho de Educação da campanha do PSOL em SP

Ouça o áudio:

Candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB), antes do debate no Roda Viva na TV Cultura, nesta segunda (23) - Nadja Kouchi

O secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, comemorou a difusão, feita por dirigentes de creches conveniadas, de uma fake news contra Guilherme Boulos, candidato do PSOL a prefeito de São Paulo. A fala está em mensagem de áudio obtida pela Rede Brasil Atual (RBA).

A notícia falsa em questão foi enviada aos pais de alunos na última quinta-feira (19), pela Creche Privada Conveniada Madagascar, mantida pela Associação Sonia Maria, onde afirma-se que, caso Boulos vença as eleições, “teremos o fim das creches conveniadas, não havendo vagas para os filhos; e também um elevado índice de desemprego”. 

No áudio em que fala sobre o assunto, Caetano afirma: "O estrago está feito. Está escrito no programa de governo do Boulos, tá escrito na Folha de S. Paulo, tá escrito no Estadão, tem uma declaração do Boulos falando mal da rede parceira. Eles podem espernear, podem tentar o que quiserem, mas tá lá cravado a posição, que é de verdade o que eles pensam. Quero agradecer a todo mundo que está ajudando a espalhar a verdade”, diz o secretário municipal de Educação, reafirmando como certa, a informação sobre o fim das creches conveniadas em um possível governo municipal do PSOL. 

Em resposta à reportagem da RBA, o professor da Universidade de São Paulo e membro do grupo de trabalho de educação da campanha do PSOL à prefeitura, Daniel Cara, afirmou: “Diante das metas do Plano Municipal de Educação (Lei 16.271/2015), e considerando o objetivo de ampliar o atendimento da educação infantil, não faz sentido encerrar convênios firmados com instituições sérias. Portanto, é fake news e má fé dizer que iremos fechar creches, encerrar matrículas e demitir educadoras e educadores. Inclusive, no primeiro turno, Guilherme Boulos já gravou áudio desmentindo essa falsa notícia".

Os advogados do candidato do PSOL, entraram, na tarde de segunda-feira (23), com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo investigação do caso por abuso de poder por parte da campanha de Bruno Covas. 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos