Segundo turno

No RJ, Ibope aponta Eduardo Paes com 53% e Crivella com 28% das intenções de voto

Ex-prefeito se manteve estável enquanto atual prefeito da capital fluminense cresceu 5 pontos percentuais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Eleitores cariocas escolherão próximo prefeito da cidade no próximo domingo (29) - Tomaz Silva/ Agência Brasil

O instituto Ibope divulgou, na última quarta-feira (25), pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo a sondagem, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) se manteve estável em relação às pesquisas anteriores e tem agora 53% dos votos válidos. O Ibope mostra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) com 28% da preferência.

Segundo o Ibope, Crivella apresentou crescimento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, enquanto Paes manteve-se estável. Sendo assim, a diferença entre os candidatos, que era de 30 pontos percentuais, passa a ser agora de 25 pontos.

Nesta nova rodada de entrevistas realizadas com 1.001 eleitores da capital fluminense, 16% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco ou anular o voto e 3% não sabem ou preferem não responder à pergunta. Na pesquisa anterior, brancos e nulos somavam 21% e os que não sabiam ou preferiram não responder, 2%.

Leia mais: Primeira pesquisa do segundo turno aponta Paes disparado com 71% e Crivella com 29%

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada entre os dias 23 e 25 de novembro e o nível de confiança no resultado é de 95%. O Ibope esclarece que o objetivo da pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada.

"A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas", afirma o instituto.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda