Rio Grande do Sul

Coluna

Na dúvida, veja quem está com quem

Imagem de perfil do Colunistaesd
Precisamos cuidar para não cairmos na armadilha de acreditar que todos são iguais e que não faz diferença um ou outra. São muito diferentes - Divulgação
Neste domingo, dia 29, vamos voltar às urnas para escolher a melhor opção para Porto Alegre

Vivemos aqui, no município. Nossa vida acontece aqui. É aqui que trabalhamos, temos nossa família, nossos amigos, nossos vizinhos. É no município também que curtimos as praças, os parques, as avenidas, a orla do Guaíba, o Gasômetro e tantas outras coisas bonitas.

O município é também o lugar da política, aliás, política vem de pólis, que significa cidade. É aqui que protestamos, que lutamos por uma sociedade melhor, por um país melhor e por um mundo melhor. É daqui que sai nosso grito para se juntar aos gritos de todos os cantos contra a intolerância, a tirania e o fascismo.

Neste domingo, dia 29, vamos voltar às urnas para escolher a melhor opção para Porto Alegre. Eu não tenho dúvida. Já decidi, há bastante tempo, em qual candidata votar.

Mas eu gostaria de aproveitar este espaço para propor algumas reflexões que talvez possam ajudar os leitores, ainda indecisos, a se decidirem. Inicialmente, é importante perceber que a política municipal não é menor do que a política nacional. Aliás, a própria política nacional ocorre, de fato, em cada município do país. Também precisamos cuidar para não cairmos na armadilha de acreditar que todos são iguais e que não faz diferença um ou outra. São muito diferentes.   

Podemos até não conhecer muito bem cada um dos candidatos, mas, antes de votar, sugiro dar uma passeada pelas redes sociais de cada um e verificar quem são seus seguidores e quem eles estão seguindo. Estas informações podem ser muito reveladoras do tipo de política que eles defendem. 

Se um candidato defende ou apoia, ou tem o apoio de gente que defende privatizações das políticas públicas, redução do Estado, precarização do serviço público e mercantilização dos direitos, degradação do meio ambiente ou que faz arminha com a mão, não se pode esperar dele nada muito diferente desta linha de pensamento. Por outro lado, se uma candidata tem como seguidores ou segue pessoas que sempre defenderam os direitos sociais, a saúde e a educação, que defendem a democracia, que lutam contra as injustiças sociais, contra a ditadura e a intolerância, as discriminações de todos os tipos..., bom, certamente, serão estas as diretrizes que pautarão sua administração para o município.

Se você ainda tem dúvida, veja em qual destes grupos você estaria mais à vontade, por qual deles você se sente mais representado. Espero tê-lo ajudado a decidir em qual candidata votar neste domingo.       

Edição: Katia Marko