Resultado final

Bruno Covas (PSDB) supera Guilherme Boulos (PSOL) e é eleito prefeito de São Paulo

Tucano abriu 18,9% pontos de vantagem em relação ao candidato de esquerda com 93,68% das urnas apuradas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Bruno Covas (PSDB) será novamente prefeito de São Paulo - Rovena Rosa / Abr

O atual prefeito de São Paulo (SP), Bruno Covas (PSDB), superou Guilherme Boulos (PSOL) no 2º turno das eleições municipais e foi eleito novamente para o cargo. A confirmação do resultado veio com 93,68% das urnas apuradas. A diferença entre os candidatos superou os 18,9 pontos percentuais, tornando matematicamente impossível uma virada.

Quem é Bruno Covas

Aos 40 anos, Covas já foi deputado estadual, secretário estadual de Meio Ambiente, presidente do Juventude do PSDB e deputado federal. Em outubro de 2016, foi eleito vice-prefeito de São Paulo na chapa de João Doria (PSDB), que renunciou ao cargo em 6 de abril de 2018 para lançar candidatura ao governo estadual.

Se a chapa de Boulos representava mudança, Covas representa o triunfo das forças conservadoras da cidade. A gestão vem sendo criticada pela falta de diálogo e projeto para a educação, privatização de parques municipais, abandono às políticas de moradia, e pela "lógica de balcão" aplicada à cultura, por exemplo.

O novo vice-prefeito de São Paulo será Ricardo Nunes (MDB), um dos principais alvos de Boulos na campanha do 2º turno.

Covas enfrenta um câncer no aparelho digestivo. Embora a doença esteja controlada, não há previsão de cura, e é possível que ele precise se afastar em alguma etapa do tratamento imunológico – a exemplo de outros políticos que enfrentaram doenças graves, como seu avô, o ex-governador Mário Covas, também do PSDB, vítima de câncer em 2001. Por isso, há tanta preocupação em relação a seu vice, acusado de violência contra a mulher, suspeito de envolvimento em um esquema de superfaturamento no aluguel de creches privadas e defensor de pautas ultraconservadoras.

Outro ponto de atenção é o histórico de abandono do cargo por ex-prefeitos do PSDB em São Paulo. Os dois outros tucanos que administraram o município, José Serra e Doria, interromperam o mandato para concorrer ao governo do estado, em 2006 e 2018, respectivamente.

Edição: Rodrigo Chagas