Ritmo acelerado

Brasil tem mais de 200 mil casos de covid pela segunda semana consecutiva

Com nova alta de casos, Organização Mundial da Saúde (OMS) considera situação do país "muito preocupante"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Covid já causou a morte de mais de 173 mil pessoas no Brasil - Nelson Almeida/ AFP

O Brasil registrou 237.486 novos casos de infectados pelo coronavírus entes os dias 22 e 28 de novembro. Foi a segunda semana consecutiva de patamares superiores a 200 mil, que não eram registrados desde o início de setembro. Além disso, pela terceira semana consecutiva, o país teve crescimento no total de novos pacientes e manteve as confirmações de óbitos acima de três mil.

Relembre: Após dois meses, Brasil volta a registrar mais de 200 mil casos de covid por semana  

De acordo com números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a soma de pessoas que perderam a vida no período chegou a 3.572. Novamente o Brasil confirma que a trajetória de queda, observada no mês anterior, foi interrompida. Somente nesta segunda-feira (30), foram confirmados 287 óbitos.

Entenda: O que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

O total de pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus desde fevereiro no Brasil chegou a 6.335.878. Em 24 horas foram registrados 21.138 novos casos da covid-19. A média móvel de infectados (soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete), alcançou 35.467. Os resultados desse cálculo não ficavam acima de 35 mil desde 7 de setembro.

OMS vê situação preocupante

Para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, a situação do Brasil é "muito preocupante". Ele destacou o crescimento dos números no Brasil nas últimas semanas e a aceleração rápida da pandemia em território nacional, com o retorno a patamares superiores a 200 mil. 

Aviso já havia sido feito: Covid cai para níveis de maio no Brasil, mas OMS alerta mundo para "segunda onda"

O diretor da OMS relembrou a queda na velocidade da propagação do vírus no país, observada até o início de novembro, mas ressaltou que o período de declínio foi curto. Segundo Tedros, "os números estavam em queda até a semana de 2 de novembro", e, menos de um mês depois, "mais uma vez dobraram".  

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas