Alimento saudável

Programa Bem Viver: conheça a produção de soja orgânica do MST em Sidrolândia (MS)

Famílias assentadas no Mato Grosso do Sul produzem a leguminosa de maneira sustentável com apoio técnico da Embrapa

Ouça o áudio:

No Brasil predomina o uso de agrotóxicos no cultivo de soja - R Rufino/Embrapa

O programa Bem Viver desta segunda-feira (30) apresenta a produção inovadora da soja orgânica feita por famílias do Assentamento Che Guevara, em Sidrolândia (MS). As famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) começaram o plantio de 100 hectares da leguminosa, em um projeto que terá duração de cinco anos. 

A ideia é contrapor o agronegócio de commodities que invade o país, em especial a região Centro-Oeste, que teve o maior crescimento na produção de grãos do ano no Brasil – 6,8% em relação ao ano passado, conforme os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Continua após publicidade

Cleiton Valença, membro da direção estadual do MST em Mato Grosso do Sul, destaca as motivações em produzir a soja orgânica: "por que soja orgânica? Porque temos que respeitar a vida, o meio ambiente e trazer benefícios para as famílias [assentadas]". Vale ainda destacar que as famílias assentadas que trabalham na produção agrícola contam com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

:: Embrapa perde quase metade do orçamento e pode paralisar pesquisas ::

Já no quadro A Covid 19 na semana, o programa destaca que enquanto a velocidade de propagação do coronavírus aumenta no Brasil, o governo federal detém quase sete milhões de testes PCR em um galpão de armazenamento prestes a vencer. A denúncia foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo um dia após o país confirmar 200 mil casos em uma semana, cenário que não era observado desde setembro passado.

:: No segundo turno, candidatos divergem em relação ao enfrentamento à covid-19 ::

Ainda no tema da pandemia, o psicanalista Cristian Duncker discorre acerca da relação dos transtornos mentais e da condição de distanciamento social. O profissional explica que o crescimento expressivo nas buscas por tratamentos de transtornos mentais não é um acontecimento exclusivo da pandemia, mas sim um reflexo de como a saúde emocional vem sendo tratada nas últimas décadas. 

:: Tapi Yawalapiti: "Meu pai morreu lutando pelos povos indígenas, defendendo a terra" ::

No Momento Agroecológico, a edição traz os saberes milenares dos povos do Alto e Médio Rio Negro, no Amazonas. O programa apresenta destaca os dez anos de reconhecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro como patrimônio cultural pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As práticas práticas agrícolas e saberes tradicionais no território formam um sistema que deve ser preservado, valorizando a ancestralidade e a cultura de povos indígenas da região. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir