Coronavírus acelera

Após quase três meses, Brasil volta a ter mais de 50 mil casos da covid em 24 horas

Governo informa que só terá plano de imunização após aprovação da vacina

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com um rosário nas mãos, paciente com covid é atendida no Hospital Universitário Pedro Ernesto (RJ) - Mauro Pimentel/ AFP

O registro de novos contaminados pelo coronavírus no Brasil chegou a 50.909 em 24 horas nesta terça-feira (01). Patamar semelhante não era registrado desde o dia 04 de setembro. Com isso, novamente o país dá mostras de que o ritmo mais acelerado da pandemia se consolida.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o número de contaminados desde que o vírus chegou ao Brasil soma 6.386.787. A média móvel desta terça (soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete), alcançou 38.297. Pelo segundo dia consecutivo, o resultado ficou acima de 35 mil, o que também não acontecia desde o início de setembro.

Ainda de acordo com o Conass, em um dia houve a confirmação de 697 óbitos. O coronavírus já causou a morte de 173.817 pessoas em território nacional. Segundo projeções da iniciativa Geocovid, sem nenhuma medida de isolamento social, a demanda por leitos de UTI no Brasil pode dar um salto de cerca de 6,5 mil para mais de 43 mil em um mês. 

Sem plano para vacina

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, o plano de imunização contra covid-19 não será finalizado enquanto a vacina não for registrada na Anvisa. “É fundamental pensarmos que esse plano operacional para a vacinação da covid-19 só definitivamente ficará pronto, fechado, quando tivermos uma vacina, ou mais de uma, que esteja registrada na Anvisa."

Por mais de uma vez, o governo federal foi cobrado por estados e municípios pela falta de um planejamento prévio. Segundo Medeiros, ainda esta semana haverá resultados sobre 10 eixos de um futuro plano. Entre eles estão o esquema de distribuição e a definição sobre os públicos prioritários para imunização.

Artigo | A vacina não é suficiente

O secretário informou também que, idealmente, a vacina para o Brasil precisa ser "termoestável por longos períodos, em temperaturas de 2 a 8 graus, porque a nossa rede de frios é montada e estabelecida com essa temperatura". Isso exclui a possibilidade de uso dos imunizantes da Pfizer e da Moderna, que estão em fase adiantada, mas precisam de armazenamento em temperaturas mais baixas.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas