Pra ficar de olho

Como saber se determinado alimento é saudável ou não?

Nutricionista explica que é preciso ficar atento aos ingredientes dos produtos oferecidos pela indústria alimentícia

Ouça o áudio:

Alimentos industrializados que se vendem como saudáveis podem conter ingredientes que trazem malefícios para a saúde - Igor Ovsyannykov por Pixabay
Alimentos in natura são sempre a melhor opção para refeições mais nutritivas e balanceadas

Já estamos em contagem regressiva para o fim do ano. 2021 já bate à nossa porta e com ele chega também, as famosas promessas de ano novo. Ler mais, aprender um novo idioma, conhecer um país diferente ou mesmo, ser mais paciente. São muitos os objetivos de quem quer fazer diferente nos próximos 365 dias.

Mas, sem sombra de dúvidas, um dos compromissos mais comuns dessa lista é a busca por uma alimentação mais balanceada. Por isso, nas prateleiras dos supermercados não faltam opções de alimentos que se dizem saudáveis, (?) mas será, que realmente, eles cumprem o que prometem?

Vanessa Lourenço Costa, que é nutricionista e professora da faculdade de Nutrição, da Universidade Federal do Pará, fala que nem sempre é assim. Ela traz como exemplo, aquelas barrinhas de cerais, que muitas vezes, servem como um lanche rápido.

:: Alimentos da estação são melhores para a saúde, o meio ambiente e o bolso ::

“É muito importante a gente saber como olhar o rótulo. Primeira coisa que você olha no rótulo são os ingredientes. Então, existem sim barrinhas que são minimamente processadas, você tem castanhas, você tem aveia, você tem milho, que são prensadas e para dar liga se coloca mel. Existem barrinhas que quando você olha nos ingredientes, tem muitos corantes, acidulantes, tem muito menos fibra. Aquilo ali, tem que ser desencorajado o consumo", alerta.

Outro tipo de alimento, também muito consumido por quem faz dieta ou busca comer melhor é o peito de peru. Vanessa explica que ele faz parte dos chamados embutidos e que de saudável não tem nada.

“A gente fala o embutido, também desencorajando o consumo, devido ao excesso de sódio, o excesso de gordura, eles colocam muito mistura", diz.

:: Você conhece a cajuína cristalina de Teresina (PI) cantada por Caetano Veloso? ::

No geral, esses alimentos que se vendem como saudáveis, mas são industrializados e ultraprocessados contem muitos ingredientes e componentes químicos que, ao longo do tempo, podem trazer prejuízos à nossa saúde.

Por isso, a nutricionista defende que os alimentos in natura são sempre a melhor opção para refeições mais nutritivas, balanceadas e saudáveis.

“A gente sempre privilegia o aumento do consumo dos alimentos in natura, então quanto mais comida de verdade melhor. Pegue uma batata, você vai cozinhar aquela batata, para fazer cozida ou assada. Você pegar um brócolis e preparar uma salada com ele, você comer arroz, feijão, carne, salada, legumes, fruta”, aconselha.

:: Tradição dos sabores: os segredos da panela de barro ::

Com a correria do dia a dia, os alimentos industrializados, que já vem praticamente prontos e ainda se dizem saudáveis, parecem mesmo uma ótima opção à primeira vista. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar nessa busca por comer melhor. A nutricionista resume em uma palavra: planejamento.

“Comprar aquele alimento para a semana, deixar as frutas cortadas na geladeira. Comprar frutas ou legumes em fases de amadurecimento diferentes. Se eu tenho uma fruta que está madura, eu não posso colocá-la junto com uma mais verde, por que aquela madura produz um gás, que vai estimular o amadurecimento da outra mais verde. Então, se você planejar isso, você vai conseguir comer por mais tempo, alimentos in natura e saudáveis".

Para as carnes e saladas, Vanessa sugere separar esses alimentos em pequenas porções, como por exemplo, ralar uma cenoura ou picar tomates, para ter sempre à mão na hora de preparar as refeições.  

Edição: Douglas Matos