Tarifa vermelha 2

Conta de luz fica mais cara neste mês de dezembro; saiba como economizar

Aneel alega que os níveis de armazenamento dos reservatórios da hidrelétricas estão em queda

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Consumidores devem evitar desperdício de energia - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A conta de luz de dezembro terá bandeira vermelha 2, isso significa que a conta ficará mais cara neste mês, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim, a partir desta terça-feira (1º), cada 100 quilowatts-hora passa a custar R$ 6,243, o tarifa mais alta prevista entre as bandeiras. 

Continua após publicidade

A decisão da Aneel contradiz a definição de maio deste ano, quando o agência comunicou que as contas ficaram com a bandeira verde (mais barata) até o final de 2020, devido à pandemia de covid-19.

:: O que o apagão do Amapá diz sobre a privatização do setor elétrico no Brasil ::

Por outro lado, a Aneel decidiu em uma reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (30), se justifica pelo baixos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo pelos brasileiros. 

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral o órgão, André Pepitone, em nota à imprensa. 

:: Eletrobras vende usina eólica lucrativa por menos de 20% do que gastou na construção ::

Para economizar na fatura do mês de dezembro, algumas dicas são tomar banhos curtos, de até cinco minutos; utilizar a opção morna do chuveiro; não colocar alimentos quentes dentro da geladeira; regular a temperatura interna da geladeira; deixar um espaço para ventilação atrás da geladeira; utilizar lâmpadas econômicas; utilizar o ferro de passar roupa com menos frequência, assim como a máquina de lavar roupa; retirar os aparelhos da tomada quando possível.

Edição: Daniel Lamir