Pandemia

Curitiba: casos ativos de covid-19 triplicaram desde o final de outubro

Leitos de internação estão com ocupação de 93%

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Segundo o último boletim, divulgado nesta quinta (3), havia 12.817 mil casos ativos em Curitiba - Giorgia Prates

As eleições para prefeitos e vereadores aconteceram na capital e em outras cidades do Paraná com shoppings, academias, clubes, restaurantes, bares abertos, como se a pandemia já tivesse passado. Assim que foram fechadas as urnas, a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado tiveram de voltar atrás.

A Prefeitura decretou a volta da bandeira laranja, com restrições a bares e mudança de horário no fechamento do comércio. Já o governador Ratinho Júnior (PSD), na terça-feira (1), assinou decreto de toque de recolher no estado. Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o governo do Paraná anuncia tal medida.

Recorde de contaminação

Em três dias, de segunda a quinta-feira desta semana, morreram em Curitiba 59 pessoas por covid-19. Mais de cinco mil pessoas foram contaminadas e, segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado na quinta-feira (3), havia 12.817 mil casos ativos, pessoas diagnosticadas e com potencial de repassar a doença.

A taxa de ocupação dos leitos está em 93%. Como comparação, no começo de novembro, no dia 3, eram 3.965 pessoas ativas. No mês da eleição, sem medidas restritivas, o número praticamente triplicou.

::“A nossa curva só aumenta”, diz enfermeira do Hospital de Clínicas de Curitiba::

Para o médico e ex-deputado Doutor Rosinha (PT), é difícil saber se a piora da pandemia na capital e no estado faz parte de uma segunda onda, como na Europa, ou é a mesma desde o começo. “Aqui não entramos nessa onda de baixar e depois voltar uma segunda, como na Europa”, diz.

Para ele, o atual momento se deve à falta de políticas públicas na saúde e também em relação a políticas sociais. ”Estados e municípios não fizeram política social, de saúde nem epidemiológica. A irresponsabilidade - ou responsabilidade por isso - é desses governos”, complementa. Rosinha lembra também que, por questões eleitorais, não foram feitas medidas de isolamento em Curitiba ou no Paraná.

Leia também: Enquanto problemas de Curitiba se agravam, Greca é reeleito com 60% dos votos válidos

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini