Alimentação

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 4 de dezembro de 2020

Após reação, Doria diz que fim de refeições à noite e nos finais de semana nos restaurantes Bom Prato será revisto

Ouça o áudio:

Inauguração do restaurante popular Bom Prato em Marília (SP), em 2014 - Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

Cinquenta e sete restaurantes do programa Bom Prato de todo o Estado de São Paulo deixaram de servir o jantar e refeições aos fins de semana, desde a última terça-feira (1).

Continua após publicidade

O Bom Prato oferece refeições, como café da manhã e almoço, à população carente por preços populares, que variam de R$ 0,50 a R$ 1.

O atendimento no jantar e aos finais de semana foi criado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, para garantir a segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do coronavírus.

O corte nos atendimentos nos restaurantes foi realizado mesmo durante a fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19.

Para Darcy Costa, membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, a questão alimentar da população de rua em São Paulo é grave e precisa ser tratada com mais atenção. 

O Bom Prato não atende apenas moradores em situação de rua, mas também pessoas que, devido à crise econômica, perdem seus empregos ou moradias e não possuem alternativas para uma alimentação saudável.

Alberon Costa, da Associação Rede Rua, reforçou que a entidade deve enviar ofícios e procurar a Defensoria Pública do Estado para garantir esse direito à população.

A entidade também deve iniciar uma campanha nas redes sociais para conscientizar a sociedade e o próprio governo estadual da importância de uma alimentação de qualidade para a população mais carente e em situação de rua.

Na coletiva de imprensa realizada ontem no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória afirmou que a decisão de encerrar a distribuição de refeições no jantar e também aos finais de semana será revista.

Confira todos os destaques desta sexta-feira e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos