Luta

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de dezembro de 2020

APIB, CONAQ, FENATRAD e CNTSS recebem homenagem, nesta segunda (7), pelo trabalho em defesa dos direitos humanos em 2020

Ouça o áudio:

APIB e CONAQ estão entre as entidades homenageadas no Encontro Solidariedade e Direitos Humanos nesta segunda-feira (7) - José Cruz/ Agência Brasil

O Encontro Solidariedade e Direitos Humanos, acontece nesta segunda-feira (7) e reúne diversos nomes da política e das artes no país como os escritores Leonardo Boff e Conceição Evaristo e as atrizes Camila Pitanga, Dira Paes, Clarisse Sette, Bete Mendes, Cristina Pereira, além de músicos e músicas como Elza Soares, Flávio Renegado, Aroeira e Léo Viana. 

O evento, que começa às 20h15 e é transmitido pela TVT, lançará a 21ª edição do relatório "Direitos Humanos no Brasil 2020", da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Após o início do encontro, a versão do livro estará disponível em www.social.org.br.

O relatório anual da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos traz, em 38 artigos, análises sobre direitos básicos e o papel central de movimentos sociais na defesa da saúde pública, educação, terra, alimentação, entre outros direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Pra falar sobre o relatório o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe Eduardo Brasileiro, sociólogo e membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, e um dos autores da edição do relatório este ano. 

Confira ainda no jornal reportagem sobre o protesto contra o racismo realizado por manifestantes em loja do Carrefour na cidade de São Bernardo do Campo nesta segunda-feira. Em 2018, seguranças da unidade, que fica na Avenida Servidei Demarchi, agrediram um homem negro dentro da loja. O protesto foi para exigir justiça pelo assassinato de João Alberto de Freitas, após ser espancado por seguranças numa unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS).

Homem negro e pai de uma filha de 12 anos, Edson Luiz Basílio, integrante do Coletivo Negro do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), afirma que esse tipo de violência não pode ficar impune e cobra do Carrefour uma resposta sólida para todo o movimento negro do Brasil.

Em nota, o Carrefour informou que entende que as manifestações que estão ocorrendo são legítimas. A direção da empresa francesa no Brasil ressaltou que está à disposição para criar um debate com a sociedade, buscando soluções para que casos como esses não voltem a acontecer. 

Confira todos os destaques do dia e a entrevista completa no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos