Plano de vacinação

Covid: de improviso, secretário do RJ se reúne com governadores para discutir vacina

Em função de uma entrevista agendada para a TV Record, governador em exercício delegou que secretário fosse a encontro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Castro defende que o Rio de Janeiro esteja alinhado com as diretrizes do governo federal e descarta, portanto, que o estado tome iniciativas próprias - Tânia Rego/Agência Brasil

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), foi comunicado nesta terça-feira (8) sobre o encontro para discutir nesta manhã o plano nacional de vacinação para a covid-19 com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Casa Civil, Walter Braga Netto, com governadores estaduais.

Mas em função de uma entrevista agendada para a TV Record, Castro delegou que o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, participasse do encontro. A reunião ocorre com 19 governadores de estado, alguns foram à Brasília para debate presencial enquanto outros representantes vão participar remotamente.

Leia mais: Covid escala e Brasil volta aos piores registros de novos infectados por semana

Castro defende que o Rio de Janeiro esteja alinhado com as diretrizes do governo federal e descarta, portanto, que o estado tome iniciativas próprias, como a de São Paulo. Lá, após divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador João Dória (PSDB) encomendou 46 milhões de doses da CoronaVac, produzida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.

Leia também: Governo deixa contrato vencer e exames de HIV e hepatite C pelo SUS são suspensos

CornaVac

Na última segunda-feira (7), Dória contou à imprensa que o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (DEM), ligou para ele e disse que não aguardaria até março para iniciar a imunização. O governador de São Paulo informou que disponibilizaria inicialmente 4 milhões de doses da CoronaVac para os estados, mencionando as capitais Rio e Curitiba, onde ele teria feito parceria com os respectivos prefeitos.

Em nota, Eduardo Paes negou que tenha negociado a compra e o fornecimento de vacinas do governo de São Paulo e que em gestões passadas "sempre seguiu as regras definidas pelo Programa Nacional de imunizações e assim será em relação à vacina de combate ao coronavírus".

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda