COLAPSO

Hospitais municipais do Rio não têm mais leitos de UTI para tratar covid-19

Ao todo, 472 pessoas com covid ou com suspeita da doença esperam um leito, 252 delas precisam de UTI

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

De acordo com a SES, capital fluminense acumula um total de 145.763 casos de covid-19 e 13.676 óbitos ocasionados pela doença - SECOM/Salvador

O aumento dos casos de covid-19 está levando a rede de saúde do Rio ao colapso. As últimas informações do boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que todos os 288 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos casos graves da doença estão ocupados. As vagas que ainda existem estão nas redes federal e estadual. 

Ao todo, 472 pessoas com covid ou com suspeita da doença esperam um leito, 252 delas precisam de UTI. Na noite de segunda-feira (7), 707 pacientes estavam internados com covid-19 em hospitais municipais.

De acordo com a prefeitura, o cenário é dinâmico e, a qualquer momento, um leito pode ser liberado. A prefeitura informou ainda que nos próximos 15 dias serão abertos 170 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha e outros 50 leitos de UTI serão inaugurados.

Leia mais: No Rio, pandemia fechou mais de 18 mil vagas de trabalho em bares e restaurantes

Na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) soltou uma nota técnica tratando do excesso de óbitos e a desassistência à saúde no município do Rio. Nela, a equipe do portal Monitora Covid-19 alerta para o risco de colapso do sistema de saúde.

“É importante o reforço da estrutura hospitalar de cuidados intensivos, a intensificação das atividades de atenção primária em saúde, articulada com a vigilância em saúde, bem como a manutenção de medidas de isolamento social e alerta para condições de risco nas próximas semanas, especialmente diante do quadro preocupante de realização de grandes festas de fim de ano, que já contam com propaganda regular nas redes sociais”, destaca a nota emitida no dia 1° de dezembro. 

Leia mais: Negros morrem mais que brancos por covid-19 no Rio, aponta pesquisa da Fiocruz

Segundo o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) desta terça-feira (8), a capital fluminense acumula um total de 145.763 casos de covid-19 e 13.676 óbitos ocasionados pela doença.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister