Novidade

É possível regularizar a situação do CPF no site da Receita Federal

Órgão do governo federal criou uma seção em seu site para dar acesso a serviços de regularização online

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Desde o início da renda emergencial, Receita Federal vem recebendo muitos pedidos para atualizações cadastros no CPF - Foto: Gilles Lambert/Unsplash

Devido à demanda expressiva por serviços relacionados à regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Receita Federal criou a seção “Meu CPF” em seu site a fim de disponibilizar acesso a esses serviços de forma online. É possível alterar informações no CPF, regularizar o documento suspenso, entre outros serviços. 

“A seção pretende reunir os principais serviços e orientações voltadas à regularização do cadastro, simplificando a interação dos cidadãos com a Receita Federal e esclarecendo de forma visual as principais dúvidas sobre o assunto”, declara o órgão em nota oficial. 

:: Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego online ::

Para utilizar a ferramenta, primeiro é necessário consultar a situação do CPF por meio do site da Receita Federal, no assunto “Meu CPF” e, em seguida, “Consultar CPF”. Nesta pesquisa, é possível descobrir em qual situação o CPF se encontra: pendente de regularização, suspenso, titular falecido e cancelado. 

Também, nesta página, estão disponíveis o passo a passo do que fazer em cada uma dessas situações. Nas mais comuns, não é necessário sair de casa para realizar as pendências.

Para saber mais, clique aqui para acessar o site da Receita Federal.

Edição: Daniel Lamir