Pandemia

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 9 de dezembro de 2020

As disputas eleitorais devem ser deixadas de lado, nosso principal inimigo agora é o vírus, diz Alexandre Padilha

Ouça o áudio:

Médico epidemiologista e ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirma que tanto Doria quanto Bolsonaro erram ao entrarem em guerra eleitoral - Roberto Parizotti

Onze ex-ministros da Saúde, lançaram um manifesto conjunto, nesta quarta-feira (9), em que afirmam que Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello têm uma estratégia de vacinação “desastrada e ineficiente” que coloca em risco conquistas históricas do sistema de imunização brasileiro.

Segundo o manifesto “Vacina para todos Já” o país precisa de um plano “sólido” e “abrangente”, que garanta vacinação para toda a população. 

Em participação ao vivo no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, o médico infectologista, deputado federal (PT-SP), e um dos ex-ministros que assina o texto, Alexandre Padilha, afirma que não há lado correto na atual disputa entre o governo de São Paulo e o governo federal em relação à vacina: "Com certeza os dois [Doria e Bolsonaro] erram. O que nós deveríamos estar vivendo neste momento é que Bolsonaro e Doria colocassem de lado qualquer disputa eleitoral e política, e colocassem em primeiro lugar a guerra contra o vírus; nosso principal inimigo a ser derrotado agora é o vírus", afirmou Padilha. A conversa com o ex-ministro da Saúde começa no minuto 23.

Confira ainda no jornal, reportagem sobre a situação sanitária na região do ABC. De acordo com os números atualizados de casos da covid-19 pelas prefeituras do ABC, a região atingiu esta semana mais de três mil e 100 mortes causadas pelo novo coronavírus.

A região ainda registra mais de 90 mil casos confirmados pelo novo coronavírus e continua apontando crescimento diário da covid-19 nas sete cidades.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI na Grande São Paulo, que incluem o ABC Paulista, segundo as prefeituras, são de 63 por cento.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos