SINTONIZE

Radinho BdF embarca pelo sistema solar

Edição adentra os planetas do Sistema Solar e os mistérios do espaço sideral

Ouça o áudio:

Sistema solar: hoje existem oito planetas que orbitam o Sol, além de Plutão - SCIEPRO/Getty Images
A primeira viagem espacial foi em 04 de Outubro de 1957 por meio de um satélite espacial soviético

O Radinho BdF desta quarta-feira (09) te convida para apertar os cintos e embarcar em uma viagem espacial para desvendar os mistérios do espaço sideral.

Continua após publicidade

Repleto de enigmas, o Sistema Solar é formado por um conjunto de corpos celestes que gravitam na órbita de um sol. E por falar em estrelas, saiba que o sol também é uma. De acordo com os estudos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), o Sol é extremamente grande em relação aos demais planetas do sistema solar, entretanto, é muito pequeno em relação às demais estrelas do universo.

:: Crianças apresentam suas próprias famílias ao programa Radinho BdF ::

Nesta edição do Radinho BdF, Cassa Maróstica dá voz à história "Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas", da escritora Clarisse Lispector. E para garantir energia para nossa viagem espacial, Cristiane Faleiros, da Mulekotes Doces, ensina uma receita saborosa de biscoito de estrelas. 

E como você faria para viajar até o espaço? Cecilia Scapin, que tem 8 anos e mora em Indaiatuba (SP), construiria um foguete para viajar e conhecer outros planetas. Quem também gostaria de conhecer mais sobre os astros - nome dado aos corpos celestes que habitam o espaço - é Larena Colucci, de Guarulhos(SP) e Mateus Faleiros Lima, que vive na capital paulista. Ambos também possuem 8 anos e são cheios de curiosidades sobre os mitérios do espaço. 

O Radinho BdF conta também com a participação da astronoma amadora Denise Maciel Selmo. Ela explica que no dia 21 de dezembro acontecerá um evento astronômico, onde os planetas irão se mover e se posicionar na mesma linha da Terra, causando uma sensação de estarem todos bem juntinhos.

:: Amazônia: Radinho BdF adentra a maior floresta tropical do mundo ::

Enquanto esse fenômeno astronômico não chega, que tal uma brincadeira para distrair? Rodrigo Dias ensina a brincadeira do sol e lua, que contribui com noções de direita e esquerda e desenvolve a reação e concentração. Tudo que você vai precisar para isso é um giz, que será utilizado para desenhar o Sol e a Lua no chão. Segundo o Rodrigo "quanto maior o número de participantes, mais divertido será". 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

:: Radinho BdF traz dicas sobre reciclagem ::

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Daniel Lamir