Internacional

Vacina cubana Soberana, contra covid-19, terá testes de fase 3 em outros países

Soberana 01 e Soberana 02 estão terminando fase 1 de ensaios clínicos

|
A estratégia do Instituto Finlay de Vacinas prevê estudos em países com alta incidência de covid-19 - Reprodução/Prensa Latina

As vacinas cubanas contra a covid-19 Soberana 01 e Soberana 02, cujos testes já começaram na ilha, irão contar também com ensaios clínicos no exterior. A informação foi confirmada nesta quarta (9), à Agência Prensa Latina, pelo diretor do Instituto Finlay de Vacinas (IFV), Vicente Vérez.

Segundo ele, a fase 3 dos estudos de eficácia da vacina será realizada em Cuba e no exterior. Ele afirmou que a primeira vacina candidata cubana, Soberana 01, está na primeira fase de seu ensaio clínico, que deve terminar antes do final de 2020.

A Soberana 01, afirmou o diretor do IFV, tem cinco formulações e, após a conclusão da primeira etapa, será definido qual delas será aprovada para avançar para fase 2 a partir de janeiro de 2021. No caso da Soberana 02, o início da fase 2 deve ser já em dezembro deste ano.

A estratégia do IFV prevê estudos em países com alta incidência de covid-19, já que, segundo Vérez, para demonstrar a eficácia das vacinas é necessário aplicá-las em ambientes onde a população tem formas de contágio e cargas de exposição ao vírus díspares.

Ainda segundo o diretor, o IFV mantém intercâmbios com empresas de outros países que permitem que os estudos da fase 3 complementem os ensaios cubanos.

Embora cada fase deva aguardar o tempo de aplicação das duas doses, no caso da Soberana 02 houve, já a partir da primeira dose, um percentual significativo de resposta satisfatória dos participantes, diz Vérez.

Cuba também tem outras duas vacinas candidatas, Mambisa e Abdala, sob responsabilidade do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia. A ilha é o único país da América Latina que está desenvolvendo vacinas próprias contra a covid-19.