OUÇA E ASSISTA

Congresso, racismo e futebol no programa Tempero da Notícia, com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
A receita do caos inclui também guerra das vacinas, falta de coordenação e a pandemia em alta

Esta edição do Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna, traz a Receita da Semana - ou a "receita do caos" - que inclui guerra das vacinas, falta de coordenação e a pandemia em alta no país em que o "racismo e a violência seguem a mil: ameaças e mortes".

Veja também: Bolsonaro não utilizou R$ 5,6 bilhões liberados para enfrentamento da pandemia

O apresentador comenta o assassinato da ativista de direitos humanos Jane Machado da Silva, no Rio Grande do Sul em uma ação truculenta da polícia militar. Além das ameaças de morte à primeira vereadora negra eleita Câmara Municipal de Curitiba (PR), Carol Dartora (PT).

No âmbito internacional, o racismo também provocou reações na Liga dos Campeões da Europa, onde os jogadores interromperam jogo para protestar contra fala racista de árbitro durante a partida entre Paris Saint-Germain (PSG) e Istanbul Basaksehir.
 
Na politica, ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, quase saíram no tapa na porta do gabinete de Bolsonaro. E o presidente, por sua vez, "joga tudo na eleição de um aliado para presidir a Câmara", depois que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AM) sofreram derrota no Supremo Tribunal Federal (STF) e não conseguiram a reeleição para presidência das Casas do Congresso Nacional.

Saiba mais: Mil dias sem Marielle: um grito por justiça que não se cala

O programa conta também com um "Cafezinho de lembrança, mas de tristeza", dos mil dias do assassinato brutal de Marielle Franco e Anderson Gomes. Além de uma Sobremesa que marca o centenário de nascimento de uma das principais vozes da literatura brasileira do século XX, Clarice Lispector. 

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza