Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Eleições 2020

“Povos indígenas começaram a ocupar o parlamento”, afirma vereador reeleito no Ceará

Weibe Tapeba (PT) garantiu mais uma vez vaga na Câmara de Caucaia (CE) e vê que sua conquista como coletiva

12.dez.2020 às 16h29
Fortaleza (CE)
Francisco Barbosa

Weibe Tabeba (PT), indígena Tapeba, eleito no município de Caucaia. Além dele, outros três foram eleitos em todo o Ceará. - Foto: Divulgação

No Ceará, apenas duas cidades tiveram segundo turno. Fortaleza e Caucaia, e nesta, o resultado foi uma surpresa baseado no resultado do primeiro turno e na pesquisa de intenções de votos. No primeiro turno, Naumi Amorim do PSD recebeu 40,93% dos votos, enquanto Vitor Valim, do Pros, recebeu somente 27,87%, garantindo a participação dos dois candidatos no segundo turno. Vitor Valim acabou se elegendo prefeito de Caucaia com um total de 51.08% contra 48,92% de Naumi.

:: Governo Bolsonaro é o maior desafio para os indígenas desde colonização, afirma Cimi ::

Sobre o segundo turno, Weibe Tapeba, professor, advogado, liderança indígena do povo Tapeba e vereador reeleito no município de Caucaia com 2.292 votos pelo PT, diz que o resultado nas urnas foi diferente do que as pesquisas mostravam. “As pesquisas em Caucaia de fato não representaram o sentimento das ruas, dos bairros e das comunidades. Acho que o resultado das eleições deva ser resultado de um conjunto de fatos ocorridos. 

Avalio que o primeiro deles foi o discurso do combate ao crime organizado e as facções criminosas utilizado pelo candidato eleito em Caucaia que, a meu ver, deva ter tido realmente um peso nos resultados das eleições.” afirma o vereador.  

Outra situação que deva ter influenciado no resultado, de acordo com ele, foi o fato das principais obras de infraestrutura, terem ocorridos basicamente em bairros da região da Grande Jurema e Centro da Cidade.

“E o último fator influenciador, que acredito que foi fundamental, foi o episódio ocorrido um dia antes das eleições do segundo turno, envolvendo gestores de primeiro escalão do prefeito Naumi Amorim, em que a imprensa cearense deu grande repercussão, divulgando possível ação de compra de votos.” 

:: Releia o especial produzido pelo Brasil de Fato na semana em que ocorreram os maiores incêndios na Amazônia ::

Questionado sobre qual o impacto da eleição de Vitor Valim, Weibe explica que a eleição do candidato tem sido encarada como uma ameaça velada aos direitos de grupos sociais bem definidos em Caucaia, no qual os povos indígenas estão inseridos. “Identificamos a então candidatura de Vitor Valim, como sendo a candidatura de Bolsonaro e, por tanto, uma candidatura que representa a intolerância e a política do retrocesso. Essa eleição pode trazer precedentes imensuráveis e conflitos constantes”.


“Identificamos a então candidatura de Vitor Valim, como sendo a candidatura de Bolsonaro e, por tanto, uma candidatura que representa a intolerância e a política do retrocesso". Weibe Tapeba / Foto: Redes Sociais

Weibe afirma que as lideranças indígenas do Povo Tapeba devem se reunir para avaliar esse cenário e já emitir um posicionamento político que deve ser entregue ao prefeito eleito, enumerando um conjunto de pautas que o movimento indígena defende e informando que a etnia não tolerar retrocesso, especialmente com relação a luta pela regularização do Território Indígena Tapeba, que encontra-se em curso. “O caso Tapeba é o único do Brasil que foi homologado judicialmente fruto de um Termo de Acordo celebrado, em que o Município de Caucaia é parte”.

:: Artigo | Um solo fértil para regenerações ::

Indígenas na política

Para ele, a eleição de indígenas no Brasil é um “fenômeno” que tem ganhado destaque nos últimos anos. “O movimento indígena organizado definiu como estratégia política, a ocupação desses espaços, como instrumento de luta. Aqui no Ceará, nos últimos anos, os Povos Indígenas começaram a ocupar de forma mais efetiva os espaços do parlamento”. 

Weibe afirma que a eleição de indígenas no Ceará para ocupar cadeiras em Câmaras de Vereadores representa a construção de um novo cenário político no estado, aonde os indígenas deixam de ser meros figurantes ou até “massa de manobra” nos períodos eleitorais, para disputar a ocupação desses espaços de forma organizada e articulada, defendendo sempre pautas como a luta pelos territórios, direitos humanos e ambientais e do respeito à diversidade. 

:: Nomear evangélico para cuidar de indígenas isolados "é proposital", diz historiador ::

De acordo com levantamento feito e divulgado pelo campanhaindígena.org, este ano o Ceará totalizou 45 candidaturas indígenas tendo quatro indígenas eleitos a vereadores. Foram eles: Valdemar dos Lajedos (PDT), indígena Tubiba-Tapuya e Vicentinho (PDT), indígena Potyguara, eleitos em Monsenhor Tabosa; Weibe Tabeba (PT), indígena Tapeba, eleito no município de Caucaia e; Elky Barrosa (DEM), indígena Kanindé, eleita na cidade de Aratuba.

Em seu primeiro mandato, Weibe Tapeba foi o vereador mais atuante, com mais de 400 proposições apresentadas, entre projetos de leis, indicações e requerimentos, para o novo mandato ele afirma que a população pode esperar um mandato ainda mais combativo. “Com mais experiência, estaremos na Câmara reforçando a luta pelo acesso a água e pela universalização do transporte público. Encontrarão no nosso mandato, a força necessária para debatermos temas do meio ambiente, direitos humanos, mulheres, juventude, negros, indígenas, quilombolas, comunidade LGBTQI+, da periferia e da classe trabalhadora de forma geral”.


Na Câmara dos vereadores de Caucaia, O PSD foi o partido com que conseguiu eleger mais vereadores. Foram quatro no total. / Foto: Prefeitura de Caucaia

Vereadores

Na Câmara dos vereadores de Caucaia, O PSD conseguiu eleger quatro vereadores. O DEM e o PSL elegeram três candidatos cada; PDT e Solidariedade elegeram dois, cada; Já o PP, PT, Pros, Avante, DC, PV, Rede, MSB e PSDB elegeram apenas um vereador. Weibe Tapeba acredita que a configuração da Câmara de Vereadores de Caucaia ficou ainda mais conservadora.

:: Nomear evangélico para cuidar de indígenas isolados "é proposital", diz historiador ::

De acordo com ele, essa nova configuração é resultado de uma campanha alicerçada fundamentalmente pela velha política. “As disputas desiguais, a partir da compra de votos, influência da igreja e até ameaças, levaram a uma renovação de mais da metade da Câmara, mas sem muitas mudanças de perfil do campo progressista e de defesas de causas sociais. Por tanto, creio que nos próximos quatro anos, a tendência é de que não haja muito avanço em legislações mais avançadas para o campo progressista”.

Confira a lista de vereadores eleitos no município

Vanderlan Alves (DEM) – 4.107
Elzinha Goes (PSL) – 3.503
Mersinho (PSD) – 3.463
Germana Sales – (PSD) – 3.440
J. Wellington (PSD) – 2.932
Neto do Planalto (PP) – 2.849
Ricardo Cordeiro (PSD) – 2.637
Lauro Arruda (PDT) – 2.572
Fernando do Picuí (Solidariedade) – 2.486
Leo do Zé Almir (Solidariedade) – 2.418
Weibe Tapeba (PT) – 2.292
Dr. Tanilo (PDT) – 2.283
Gilberto da São Francisco (PSL) – 2.048
Ratinho Cabral (Pros) – 1.910
Calos Henrique (DEM) – 1.881
Camila Cavalcante (DEM) – 1.828
Dalila do Garrote (PSL) – 1.765
Dimas Matias (Avante) – 1.483
Dr. Carlinhos (DC) – 1.482
Marcelo Pinto (PV) – 1.442
Lorão Macedo (Rede) – 1.017
Moisés Oliveira (MDB) – 1.001
Savio Nascimento (PSDB) – 964 

Editado por: Monyse Ravena
Tags: brasil de fato ceindígenas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Governança

‘O NDB é um banco feito pelo Sul Global para o Sul Global’, defende Dilma sobre comparação com o FMI

Agricultura familiar

Cooperativas da reforma agrária garantem alimento saudável e valorização do trabalho com acesso a crédito popular do Finapop

TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Enchente no Texas: 27 meninas estão desaparecidas; número de mortos chega a 29

Sul Global

Declaração final do Conselho Popular do Brics defende taxação de super-ricos e nova governança mundial

Participação popular

Movimentos populares terão espaço inédito com líderes do Brics; ‘Momento histórico’, diz Stedile, que representa o Brasil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.