ataque à educação

Situação do Fundeb: programa Bem Viver discute o futuro da educação pública no Brasil

Novas medidas impostas por parlamentares bolsonaristas são consideradas retrocessos por especialistas da educação

Ouça o áudio:

Outras políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão sendo alvo de ataques - Gustavo Gargioni/Especial
O Fundeb é responsável por distribuir os recursos destinados ao ensino público no país

O programa Bem Viver desta segunda-feira (14) discute mais um ataque à educação pública promovido pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, o alvo é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal fonte de recursos para a educação pública. 

Continua após publicidade

Bolsonaro autorizou a redução de até 8,06% no valor anual a ser investido por aluno da rede pública e o congelamento dos ganhos salariais para professores em 2021.

:: Negar gastos com políticas sociais em meio à pandemia é "terrorismo fiscal" ::

O secretário de educação do Maranhão, Felipe Camarão, por exemplo, contabiliza perdas para todo o país. 

"A redução do valor do índice per capita por estudantes vai impactar negativamente todos estados da federação. Só o estado do Maranhão já perdeu neste mês 13 milhões de reais", alega o secretário.

Felipe Camarão alerta ainda que o impacto nos municípios poderá afetar até o pagamento do salário de professores da rede pública. 

:: Reitora nomeada em Sergipe é da mesma igreja do ministro da Educação, Milton Ribeiro ::

A edição também atualiza a situação da pandemia do coronavírus no país. No quadro A covid-19 na semana, o médico da família Aristóteles Cardona discorre sobre o embate político acerca do plano de imunização do coronavírus no Brasil e também sobre o primeiro caso de reinfecção por covid-19 confirmado. 

:: Acordo de Paris completa cinco anos, e Brasil retrocede nas políticas ambientais ::

Já no quadro Momento Agroecológico, o programa apresenta a campanha Comida de Verdade Transforma, promovida pelo Centro Sabiá, no Estado de Pernambuco. Diante da conjuntura brasileira de desmonte de políticas públicas de combate à fome, a organização pernambucana conta com financiamento popular para dar continuidade a projetos agroecológicos. O Comida de Verdade Transforma está baseado na inter-relação entre combate à fome, produção agroecológica e combate à violência contra as mulheres.  

:: Um desenho diferente da festa junina: pandemia mexe na tradição ::

O Dia Nacional do Forró foi comemorado no último domingo (13), e para você conhecer um pouco mais sobre essa manifestação, o Mosaico Cultural realiza um recorte sobre as origens do ritmo e sua importância para a cultura nacional. A efeméride coincide com o aniversário de Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”. O forró pode ganhar o título de "patrimônio imaterial" do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir