Atenção e cuidado

Ficar em casa: programa Bem Viver repercute alertas para as festas de fim de ano

Especialistas advertem que segurança sanitária não pode sobrepor uma confraternização irresponsável

Ouça o áudio:

Queima de fotos na praia de Copacabana (RJ). Evento costuma reunir milhares de pessoas. - Alex Ferro / Riotur
O mais seguro é não confraternizar desta vez

O programa Bem Viver desta quinta-feira (17) repercute o alerta de especialistas sobre as condições das festas de final de ano neste contexto de pandemia. Apesar das saudades de familiares e do ciclo de amizades, a emergência de não abrir mão da proteção contra o coronavírus deve ser maior. 

O alerta está sendo feito por especialistas em saúde e segurança sanitária. O recomendado também é evitar as aglomerações dentro dos lares e manter todas as regras para evitar contaminações.

:: "O seguro mesmo é não confraternizar", diz infectologista sobre festas de fim de ano ::    

Continua após publicidade

"As aglomerações que acontecerem irão resultar no aumento progressivo de pacientes que precisam de internação, e hoje, nós não temos mais a capacidade, a quantidade de leitos que nós tínhamos três meses atrás", adverte a médica, infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Raquel Stucchi.  

:: Capital paulista tem mais de 1.900 internados em UTI por covid-19 ::

Ainda no contexto da pandemia, a edição adentrou o Plano de Vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde apresentado formalmente nesta quarta-feira (16) pelo governo federal. O evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A gestão anunciou a previsão de imunizar 51 milhões de pessoas na primeira etapa do processo no país. 

:: “Não sei o que vou fazer”: relatos de quem tem no auxílio emergencial sua única renda ::

A irregularidade no manejo de agrotóxicos também entrou na pauta do programa. Em 2019, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou mais de duas toneladas de agrotóxicos armazenados de forma irregular, somente em duas cidades de Tocantins. Os fiscais revelaram que parte do veneno estava vencido há mais de 6 meses, o que torna a substância ainda mais prejudicial, principalmente para o trabalhador que maneja o produto.

:: Que tal uma farofa de sardinha? ::

Já no nosso momento culinário do Bem Viver, a cozinheira Leticia Massula sugere a substituição do tomate da vinagrete por abacaxi. Que tal? No quadro Comida de Verdade você aprende a cozinhar uma deliciosa vinagrete de abacaxi e que cai bem tanto para um acompanhamento no churrasco quanto para ser consumida individualmente. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir