Representatividade

Negro Muro: projeto faz grafitagem de pessoas pretas em muros do Rio de Janeiro

Iniciativa tocada por um produtor cultural e um artista atua na representação do povo preto nos bairros cariocas

Ouça o áudio:

Pedro e Cazé em frente ao grafite do músico Cartola
Pedro e Cazé em frente ao grafite do músico Cartola - Negro Muro/Pedro Rajão
São várias questões que envolvem que a gente acaba se tornando um 'artevista'

Você sabe qual é o significado do nome da rua em que mora ou frequenta? Alguns nomes fazem referências a características geográficas, entidades religiosas ou sentimentos.

Mas a maioria dos logradouros no Brasil possuem o nome de homens, sendo em sua maior parte militares, políticos ou aristocratas.

:: Itamar Assumpção: um museu dedicado à negritude e à genialidade do “Nego Dito” ::

Segundo um levantamento do Jornal Folha de São Paulo, na capital paulista só 16% das ruas possuem nomes femininos. A tendência se repete em outras metrópoles brasileiras, como Maceió e Rio de Janeiro. 

A questão racial na representatividade dos espaços públicos também merece destaque na opinião do produtor cultural Pedro Rajão. Ele afirma que poucas ruas na capital carioca levam o nome de pessoas pretas, por exemplo. 


O mural de Marielle Franco pintado em 2018 e reformado em 2019 / Negro Muro/Pedro Rajão

O túnel Rebouças é uma das exceções dessa tendência na cidade. O nome faz homenagem a André e Antônio Rebouças, ambos engenheiros negros de muito destaque no Brasil durante o Segundo Reinado.

:: Versos de afirmação da negritude: "Negra como a noite" ::

Por outro lado, para ampliar a representatividade negra nos espaços urbanos, Pedro Rajão toca o projeto Negro Muro há uma década, utilizando a arte da grafitagem.  

"Os nossos bairros, os nossos nomes de ruas, os grandes monumentos, estátuas, são para generais, comandantes, viscondes e duques, príncipes e princesas brancos. Muitas vezes grandes genocidas, como Duque de Caxias, que leva o nome de um município do Rio de Janeiro”, afirma. 

O projeto é feito ao lado do artista Cazé, contornando e colorindo a importância de personalidades negras nas ruas cariocas. O primeiro grafite da dupla foi para representar o músico nigeriano Fela Kuti. 

Why black man dey suffer today?

Why black man no get money today?

Um trecho da música "Why they black man suffer today" do multi-instrumentista de Afrobeat questiona: “Por que o homem negro sofre hoje em dia? Por que o homem negro não ganha dinheiro hoje em dia?”. A letra adentra o racismo estrutural por trás das desigualdades entre brancos e negros.


Maestro Moacir Santos / Negro Muro/Pedro Rajão

O passo seguinte do Negro Muro foi escolher a representação de personalidades dos próprios territórios cariocas.  

:: Grupo Umoja celebra história do Noite dos Tambores com lançamento de livro ::

Cazé destaca que o trabalho além de reforçar a negritude pelos bairros, favorece uma memória social dos territórios. 

“A gente acaba trabalhando como arte-educador porque ao longo do processo do fazer artístico, o Pedro tá contextualizando aquela figura para aquele território que muitas vezes desconhece a existência daquela pessoa”, explica. 

:: Entre acordes, melodias e astrofísica: conheça o trabalho da artista Marissol Mwaba ::

Foi assim que, por exemplo, a Mãe Beata de Iemanjá passou a dar vida aos muros da Rua Riachuelo, em uma pintura de 5 metros de altura. E o sambista, Cartola, voltou para o bairro da Lapa, juntando cores e formas ao eco das vozes e melodias. 


Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum / Negro Muro/Pedro Rajão

Outros exemplos de artes representadas pelo projeto são da vereadora Marielle Franco, Abdias do Nascimento, Lima Barreto e a sambista Clementina de Jesus

O projeto também incentiva uma apropriação da temática das artes representadas nos muros. As grafitagens contam com QR Codes que linkam para conteúdos com mais informações sobre a personalidade retratada.

“O ato de estar juntando isso para construir uma reparação social, levando informação, tentando combater o racismo, são várias questões que envolvem que a gente acaba se tornando um artevista”, ressalta Cazé. 

:: Pelo território e batuque: ameaçado de despejo, centro Quilombaque completa 15 anos ::

O projeto conta com financiamento coletivo para se manter de pé. As contribuições arrecadadas através do último edital do grupo no site Benfeitoria irão resultar, em breve, em graffitis com o líder da Revolta da Chibata João Cândido, o poeta Cruz e Sousa e a cantora Elza Soares.

*Adrielly Marcelino teve supervisão de Daniel Lamir

Edição: Daniel Lamir