Violência

Vídeo flagra parlamentar Fernando Cury em assédio contra deputada em sessão da Alesp

Deputado do Cidadania encostou seu corpo na parlamentar do PSOL e tocou seu seio

|

Ouça o áudio:

Diretório nacional do Cidadania abriu procedimento para apurar assédio cometido pelo deputado estadual Fernando Cury - Wikimedia/Creative Commons

Em vídeo gravado por câmera no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) é visto passando a mão no seio da também deputada Isa Penna (PSOL) durante sessão extraordinária de quarta-feira (16) que votava o orçamento do estado para 2021.

:: Leia também: Artigo | Assédio sexual na Globo: a perigosa substituição do sindicato por compliance ::

Pelas imagens, é nítido e claro que Cury, depois de conversar com outro deputado, faz um movimento em direção a Isa, que está de frente à mesa diretora da Casa. Em seguida, o parlamentar do Cidadania se coloca atrás da deputada, encosta seu corpo no dela, apalpando seu seio. Imediatamente, ele é repelido por Isa. 

Segundo nota do PSOL, Isa e outras parlamentares já foram assediadas em outras ocasiões. “A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na Alesp infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”, diz a nota.

Isa Penna registrou boletim de ocorrência por assédio sexual e uma denúncia formal por quebra de decoro contra o deputado estadual. Ela também denunciou o ato de assédio de que foi vítima em suas redes sociais.

Assista ao vídeo: