Ouça e Assista

Vacinação, IDH em queda e Chico Mendes no Tempero da Notícia com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Sob a gestão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o Brasil se tornou o "país do atraso".

Sob a gestão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o Brasil se tornou o "país do atraso", aponta o jornalista e apresentador do Tempero da Notícia, Rodrigo Vianna. Nesta edição do seu semanário, Vianna comenta a demora do governo federal em elaborar um plano de vacinação e a descrença do presidente em um imunizante, apontado por toda a comunidade científica, como única opção para frear o avanço da covid-19.

Veja também: Entidades lançam campanha para cobrar fortalecimento do SUS e vacina para todos.

O tardio reconhecimento por Jair Bolsonaro da vitória de Joe Biden, como presidente dos Estados Unidos, mais de um mês após sua eleição, também foi destacado por Vianna. Confiante, segundo o apresentador, de que seria possível uma reviravolta que desse a vitória ao seu aliado, Donald Trump, o brasileiro se colocou como um dos últimos líderes mundiais a reconhecer o novo governo estadunidense.

Mas os atrasos não se restringem ao campo ideológico. Para Vianna, as políticas econômicas e sociais do governante brasileiro, levaram o país a despencar no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no mundo. No último levantamento realizado pelas Nações Unidas, o país perdeu 5 posições e, se levado em conta apenas a desigualdade, o Brasil regrediu 20 posições. O país é apenas o 6º entre os países da América do Sul, atrás de Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia.

No programa desta semana, Rodrigo Vianna comenta ainda sobre o chocante caso de abuso sexual de um deputado da Assembleia Legislativa de São Paulo, (Fernando Cury - Cidadania), contra a deputada Isa Penna (PSOL), em plena sessão da casa. O ato gerou revolta nas redes sociais e um pedido de investigação no Conselho de Ética da casa.

Mas o Tempero da Notícia desta semana também traz boas notícias. Uma delas é a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação obteve importante vitória ao ser destinado integralmente às políticas educacionais públicas, já que deputados tentaram destinar parte de sua verba para educação privada e até para instituições religiosas. 

No já tradicional quadro Cafezinho, Vianna lembra de Chico Mendes e seu legado para a luta pelo meio ambiente brasileiro. Até 22 de dezembro, uma série de atividades marcam a 31ª edição da Semana Chico Mendes, evento de celebração e resistência para debater questões ambientais e o direito ao território no país. O evento terá debates, palestras, discussões, homenagens e shows. Tudo será transmitido pelo Facebook do Comitê Chico Mendes, coordenado por Angela Mendes filha do líder extrativista.

O programa do Brasil de Fato vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos. São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes