Crise

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 21 de dezembro de 2020

Sob argumento de falência, Prefeitura de Guarulhos fecha Proguaru e deixa milhares sem emprego

Ouça o áudio:

Eli Edgar, funcionário da Proguaru e diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), em protesto contra o fechamento da empresa - Rômulo Magalhães - STAP

Cerca de 4.600 pessoas vão perder o emprego na cidade de Guarulhos após a extinção da Proguaru. A Câmara aprovou, na semana passada, o projeto de lei criado pelo prefeito Gustavo Costa, do PSD, que põe fim à empresa de economia mista.

A Proguaru foi criada em agosto de 1979 para executar serviços públicos de coleta e remoção de lixo, fabricação de asfalto, blocos e pré-moldados, pavimentação, guias, sarjetas, construções de galerias e canalizações.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos, os funcionários mais humildes da empresa serão os mais afetados. Grande parte dos servidores recebe um salário de, no máximo, R$ 1300.

Renata Gota, diretora do sindicato, disse que foi pega de surpresa com a proposta da prefeitura, que chegou à Câmara na quinta-feira (17). No texto, a administração alega que a empresa está em fase de falência. 

O sindicato negou e realizou uma mobilização em frente à Câmara Municipal, tentando fazer com que os vereadores retirassem o projeto da pauta, o que não aconteceu. 

Uma emenda que prevê a apresentação de estudos até julho de 2021 que comprovem a situação de pré-falência da Proguaru foi adicionada e, assim, o projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores.

Segundo Renata, a afirmação de pré-falência não é verdadeira. Ela disse que, mesmo sem ser obrigada, a empresa apresentou lucros nos anos de 2017 e 2019.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos