Preocupação

Programa Bem Viver discute falta de plano contra a covid-19 nas festas de fim de ano

A médica Nathalia Neiva dos Santos critica o governo federal por não assumir as orientações da OMS

Ouça o áudio:

Especialistas temem que população migre para festas privadas, o que pode ser ainda mais grave - Gettyimages
Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já cancelaram eventos tradicionais da virada de ano

A edição do Bem Viver desta segunda-feira (21) discute a ausência de um plano nacional de enfrentamento da covid-19 durante o período de festas de final de ano, evitando, por exemplo, possíveis aglomerações de pessoas. 

A médica Nathalia Neiva dos Santos, adverte que a realidade de grandes concetrações populares já acontecem em ruas comerciais de São Paulo, como a 25 de março e a região do Brás. 

:: "O seguro mesmo é não confraternizar", diz infectologista sobre festas de fim de ano ::

Além disso, a médica critica a falta de postura do governo federal durante todo o período pandêmico no país, correndo o risco de acentuar as contaminações nestas últimas semanas do ano.

"Nós vamos terminar a pandemia batendo nesta mesma tecla: não há plano de enfrentamento [por parte do governo federal]. Não assumimos as orientações da Organização Mundial da Saúde [OMS], seja tanto em relação a testagem quanto a medidas restritivas de distanciamento", salienta a médica.  

Relembre: "O arrasto destruiu nosso litoral, muitos foram à falência", diz pescador gaúcho

Outro destaque no programa é a concessão de liminar feita na última quinta-feira (15), pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando a pesca de arrasto no litoral gaúcho.

A prática liberada consiste na utilização de uma grande e pesada rede que recolhe todos os materiais em seu caminho no fundo do oceano. A de arrasto é feita pela indústria pesqueira e criticada por ambientalistas, em decorrência do seu impacto na biodiversidade marinha. 

:: Comunidade do MST no PR inaugura horta comunitária para doação de alimentos ::

Por outro lado, o Bem Viver também anuncia práticas sustentáveis e socialmente justas. Em meio aos preparativos das festividades de Natal, o programa apresenta a produção das Cestas de Natal da rede Armazém do Campo. A pauta está no Momento Agroecológico e sugere a obtenção de alimentos saudáveis e marcados pela solidariedade e pela luta pela Reforma Agrária Popular. 

:: Entre acordes, melodias e astrofísica: conheça o trabalho da artista Marissol Mwaba ::

E no quadro Mosaico Cultural, a cidade do Rio de Janeiro recebe grafites homenageando personalidades negras através do projeto Negro Muro, uma iniciativa artística e cultural do jornalista Pedro Rajão e do artista Cazé. A iniciativa também resgata a memória social dos bairros cariocas. Cada representação feita pela dupla junta território e história de vida de uma personalidade preta. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir