além do papai noel

Em clima de Natal, programa Bem Viver mostra a diversidade de celebrações da festa

Países como Haiti e Cuba, por exemplo, comemoram a data de um jeito bem diferente do Brasil 

Ouça o áudio:

Diferenças entre as celebrações do Natal se baseiam na cultura e tradições religiosas - Ricky Bautista/Unsplash

Já é Natal, e o programa Bem Viver desta quinta-feira (24) se dedica a contar histórias de uma das festas mais populares do mundo. As diferentes formas de celebrar a data estão presentes no quadro Mosaico Cultural, que mostra a riqueza cultural do povo latino-americano e as particularidades dos festejos em Cuba e no Haiti. 

Devido à pandemia de coronavírus, neste ano, as reuniões de família terão de ser limitadas, com adoção de medidas sanitárias, sendo que uma delas é o distanciamento social. Na edição de hoje, o Bem Viver apresenta uma alternativa para manter o tradicional amigo secreto, sem colocar a saúde em risco. A opção é fazer tudo pela internet. Essa é uma alternativa segura e que tem feito muito sucesso entre os adeptos à troca de presentes.

::Fiocruz lança cartilha sobre os riscos da covid-19 nas festas de fim de ano::

Outro destaque desta edição é uma entrevista com o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile. Ao Bem Viver, ele faz uma análise sobre os avanços e retrocessos nas políticas voltadas ao povo do campo neste ano de 2020.

E para encerrar o programa em clima de Natal, tem ainda a coluna do Mouzar Benedito, com um causo natalino, e a participação especial das crianças do Radinho BdF, que falam sobre a celebração da festa em suas casas. 

Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques